Empório Wine & Liquor: Boa oportunidade para conhecer mais sobre vinho

Evento, de 6 a 8 de julho, visa a descomplicar o vinho por meio de workshops variados e feiras com expositores


Por Júlia Pessôa

30/06/2018 às 07h00

Marco Morais é um dos organizadores do evento e especialista em terroir

Apesar de a cultura dos vinhos estar se difundindo e cada vez mais pessoas apreciarem a bebida independentemente da estação do ano, é inegável que a chegada do inverno lhe confere um charme especial. Dando boas-vindas à temporada de frio, Juiz de Fora terá a primeira edição do Empório Wine & Liquor, de 6 a 8 de julho, no Shopping Spazio Design. A proposta do evento, que terá workshops variados e feira com expositores para venda, degustação e harmonização de vinhos e licores, é justamente descomplicar o universo da bebida e proporcionar crescimento do mercado de vinhos finos na região. “É um evento diversificado. A ideia é mostrar que, com conhecimento sobre a origem, os processos de produção e outras informações importantes, qualquer pessoa pode ter acesso a um excelente vinho, a intenção é desconstruir mitos sobre a bebida, como o de que ‘vinho bom é caro ou importado’, transformar mesmo a relação custo-benefício do consumidor por meio da programação variada”, explica Marco Morais, um dos organizadores do evento e especialista em terroir, o modo como o conjunto de características únicas de um vinho é chamado.

Segundo Marco, que também é representante regional da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), não há nivelamento para a participação em quaisquer dos eventos informativos, e os participantes podem adquirir ingressos para as sessões em que tiverem maior interesse. “Todo mundo pode participar de todos os eventos, até quem jamais tomou um vinho. O propósito é aproximar as pessoas da cultura do vinho e dos importadores da bebida.”

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Para um dos expositores, o médico Humberto de Campos, que transformou a paixão pelos vinhos em negócio, tornando-se importador, a proximidade com o público é um dos diferenciais do evento. “Este contato pessoal permite que os clientes em potencial entendam as características de um vinho, como a região e a maneira como foi produzido o fazem melhor que outros, e isso muda a relação com a bebida e a apresenta de uma forma muito honesta”, pontua ele, que trabalha exclusivamente com pequenos produtores, sobretudo da França e da Itália. “Além disso, o evento discute vinho de uma maneira muito mais ampla. Eu, por exemplo, vou abordar também a perspectiva da saúde, já que sou cardiologista. Hoje há pesquisas comprovadas, fatos científicos sobre os benefícios do vinho para a saúde cardiovascular, além , claro, do benefício para a alma. O vinho é uma bebida para a troca de emoções, pode te transportar para uma pequena vila na França, ou a uma cantina com uma boa massa italiana”, acrescenta ele.

Reconhecimento da produção nacional

Marco Morais destaca que os vinhos da feira estarão disponíveis não apenas no Spazio Design, que sediará o evento, mas também nos restaurantes da Abrasel parceiros do evento. “É uma maneira de prolongar a experiência do evento e uma oportunidade de conhecer os vinhos harmonizados com o cardápio de cada estabelecimento”, pontua. Ainda conforme o representante regional da ABS, a intenção é realizar uma edição próxima ao verão, somente com brancos e espumantes, e ampliar ainda mais o alcance cultural (e o consumo, consequentemente) da bebida. “Nosso consumo de vinho ainda está muito longe do resto do mundo, até mesmo de outros países da América Latina. Com este evento, mostramos várias possibilidades do vinho, inclusive os nacionais, que estão hoje entre os melhores do mundo. A última palestra, com a sommelier italiana Nella Cerino, fala sobre o terroir brasileiro, o que é muito importante, pois é uma especialista de uma região em que se faz vinho há mais de 400 anos, referenciando a nossa produção.”

Interessados em participar podem fazer a inscrição no site do evento :wineeliquor.com.br, que também traz informações sobre preços, pacotes e a programação completa. Parte do valor de inscrição é convertido para a compra nos estandes.

 

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