Gastrô 24-21-2016


Por Júlia Pessôa

24/12/2016 às 07h00

Mão na massa

com Cássia Lopes

Para impressionar os convidados

Salada de brócolis e bacalhau moderniza ceias de fim de ano e tem preparo superfácil

PUBLICIDADE

Tudo bem, não dá mais tempo de pensar em uma ceia de Natal do zero a esta altura do campeonato. Mas o fim do ano é cheio das festas e confraternizações, além disto, se você pretender receber alguém no Réveillon ou participar de uma festa no clássico e democrático formato “cada-um-leva-um-prato”, a saladinha de hoje pode ser seu trunfo.

Leve, prático e festivo, o prato é criação da chef Cássia Lopes e é um dos queridinhos dos disputados cursos de ceia ministrados por ela no fim do ano. Um dos aspectos mais interessantes é a utilização do bacalhau de uma forma menos cerimoniosa do que preparos como à Zé do Pipo, à Brás ou o bacalhau espiritual. O resultado é um prato com sabores marcantes, como o do bacalhau e o refogado de alho e cebola; e de texturas que se combinam, como a maciez do peixe, o brócolis al dente e o “crunch” das nozes decorativas.

O único trabalho que você terá é a preocupação em dessalgar o pescado de véspera. Feito isto, a saladinha é muito simples de se fazer. É praticamente cozinhar o que for preciso e misturar, ideal para quando a gente não quer passar muito tempo na cozinha, mas não abre mão de um efeito “uau” ao receber os convidados. Mais tempo para festejar, sem perder o sabor na mesa: uma boa receita para o fim de ano, não é mesmo? Confira:

(Foto: Leonardo Costa)
(Foto: Leonardo Costa)

 

 

Salada de bacalhau com batatas coradas e brócolis
Ingredientes

300g de bacalhau
250g de batatas pequenas
200g de brócolis
100g de azeitonas pretas sem caroço

A gosto:
Alho e cebola desidratados
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino
Alface lisa
Alface roxa
Nozes

 

Modo de preparo

Dessalgue o bacalhau por 12 horas. Cozinhe por aproximadamente dez minutos e reserve a água do cozimento.
Lave e descasque as batatas, cozinhando até que fiquem macias.

O conteúdo continua após o anúncio

Cozinhe o brócolis por aproximadamente cinco minutos, escorra e imediatamente mergulhe em água gelada. Reserve.

Em uma frigideira, coloque uma boa quantidade de azeite e deixe aquecer. Depois, coloque as batatas e vá virando até que todas fiquem douradas. Reserve.

Refogue o bacalhau no azeite com o alho e a cebola desidratados.

Espere todos os ingredientes esfriarem e misture o bacalhau e o brócolis, acrescente bastante azeite e tempere com sal e pimenta.

Por fim, sirva por cima das folhas e salpique nozes picadas para decorar.

Rende: 4 porções

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.