Em casa na cozinha: Nhoque de abóbora


Por Tribuna

20/04/2020 às 21h45- Atualizada 20/04/2020 às 21h55

Professora Universitária e Consultora em Gastronomia, Cássia Lopes Oliveira (@cassialopesjf) retirou das páginas de seu livro de receitas uma das várias possibilidades de se preparar um delicioso nhoque. Sua receita leva abóbora japonesa – aquela de casca preta – com manteiga de manjericão e queijo parmesão para fechar com chave de ouro. O prato pode ser um farto almoço ou jantar em família.

Nhoque de abóbora com manteiga de manjericão e queijo parmesão

Ingredientes

PUBLICIDADE

500 g de abóbora japonesa descascada e cortada
1 batata grande, com cerca de 200 g
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
noz-moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC. Corte cada fatia da abóbora em pedaços médios e descasque os pedaços. Transfira a abóbora para uma assadeira média, regue com o azeite, misture e distribua os pedaços para não acumular líquido ao assar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até a abóbora ficar bem macia

Cozinhe a batata até que fique bem macia, escorra bem a água da batata. Sobre uma tigela grande, passe os pedaços ainda quentes pelo espremedor.

Retire a abóbora do forno e passe os pedaços também pelo espremedor. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e misture bem com uma espátula. Deixe o purê amornar antes de preparar a massa do nhoque

Em uma bancada , coloque ½ xícara (chá) de farinha e, sobre ela, o purê de batata com abóbora. Com as mãos, vá misturando delicadamente para incorporar a farinha, sem sovar. Use a palma da mão para apertar a massa sobre ela mesma, virando sobre a farinha, apenas até conseguir formar uma bola. Atenção: essa massa é úmida. Quanto mais você mexer, mais farinha vai precisar e o nhoque vai ficar pesado.

Para modelar os nhoques: polvilhe um pouco de farinha de trigo numa assadeira grande e na bancada. Com uma faca, corte uma porção da massa e enrole sobre a farinha, formando um cilindro de 2 cm de diâmetro. Corte o rolo em pedaços de 2 cm para formar os nhoques.

Transfira os nhoques para a assadeira enfarinhada e repita com o restante, sempre polvilhando a bancada com um pouco de farinha. Leve uma panela grande com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande (ou refratário) com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 ½ colher (sopa) de sal.

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Com a escumadeira, retire os nhoques cozidos, deixando escorrer bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita com todos os
nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

Molho de manjericão e manteiga

O conteúdo continua após o anúncio

1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de manjericão picado
1/2 colher (chá) de alho amassado
Pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela derreta a manteiga, acrescente o manjericão picado e o alho. Acrescente a essa mistura os nhoques sirva com queijo parmesão ralado a gosto.

LEIA MAIS:

Participe também do projeto “Em casa na cozinha”
Envie sua receita com uma foto do prato para o e-mail internet@tribunademinas.com.br. Não se esqueça de escrever seu nome completo e profissão.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.