Gastrô + 18-02-2017


Por Júlia Pessôa

18/02/2017 às 07h00

_ Mão na Massa_______________________________________

com Thomas Castro

Pão e folia

Sanduíche de kafta é opção leve e reforçada para lanche antes da maratona de blocos

PUBLICIDADE

Se você é daqueles que caça uma cidade que tenha uma extensa agenda de blocos para não perder um minutinho do carnaval sem estar na folia, sabe que uma coisa é essencial: uma alimentação caprichada. Primeiro, porque, normalmente, se sai de casa sem hora para voltar. Segundo, porque normalmente o festerê é regado a alguma bebida alcoólica, seja uma cervejinha, uma caipi ou até a ressuscitada e hypada Catuaba. Não importa como você pule a festa de Momo, uma certeza é que é preciso comer bem.

A sugestão do chef Thomas Castro é um sandubão bem no capricho, porém leve, que alimenta, mas evita uma possível lombeira que atrapalhe sua agenda de folião. Saborosíssimo, ele é feito com kafta – aquele espetinho árabe de carne moída e especiarias que dão um sabor peculiar – um molho especial de iogurte e mostarda e servido no pão australiano, que também tem um paladar marcante e característico. Além disso, o queijo coalho e o mel arrematam essa iguaria, dando um toque sofisticado e uma bossa adocicada ao sanduíche.

É simples de fazer, dá para alimentar toda a tropa dos bloquinhos (rende de 12 a 15 porções) e é cheio de temperos e sabores especiais. Bora pôr a mão na massa e se jogar no carnaval?

(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

 

Sanduíche de Kafta

Kafta

Ingredientes

800g de patinho moído
200g de bacon defumado (sem a pele)
1 xícara de folhas de hortelã
Suco de 2 limões
1 colher (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de pimenta síria
1 colher (chá) de cominho
2 colheres (chá) de sal
¼ de xícara de azeite de oliva

Modo de preparo:

Higienize as folhas de hortelã e os limões antes do preparo. Corte o bacon em cubos médios.
Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até obter uma pasta homogênea.
Molde as kaftas com a ajuda das próprias mãos, fazendo rolinhos com as pontas achatadas. Cada rolinho tem em média ¼ de xícara da mistura da carne.
Em um frigideira bem quente, grelhe as kaftas em um fio de azeite. Espere dourar de um lado (3 minutos), depois vire delicadamente e repita o processo.

Dica: O segredo dos pratos árabes são as especiarias e os temperos bem equilibrados. A quantidade dos ingredientes fica de acordo com o seu paladar!

Molho

Ingredientes

150ml de iogurte natural
4 colheres (sopa) de mostarda amarela
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

O conteúdo continua após o anúncio

Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Reserve em refrigeração.

Montagem

Ingredientes

1 baguete (a Australiana combina bem)
2 kaftas
2 colheres (sopa) de molho de mostarda
1 barrinha de queijo coalho
1 colher (sopa) de mel
Folhas de rúcula

Passo a passo:
Para a montagem do seu sanduba, corte a baguete ao meio.Espalhe em cada parte do pão uma colher de sopa do molho de mostarda.
Corte as kaftas ao meio e disponha sobre o molho.Grelhe a barrinha de coalho em uma frigideira antiaderente até dourar todos os lados. Corte também ao meio e adicione sobre as kaftas as duas tiras de do queijo.Coloque as folhas de rúcula e espalhe uma colher de sopa de mel sobre elas. Cubra com a outra parte do pão.

Dica: Se quiser caprichar no molho, o sanduíche fica ainda mais suculento e refrescante!

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.