Gastrô+ 14-01-2017


Por Júlia Pessôa

14/01/2017 às 07h00

Deguste

Cerveja de comer

De 17 a 29 de janeiro, vale a pena subir a serra para conferir o Petrópolis Gourmet, que trará pratos à base da bebida queridinha dos brasileiros

Da Colossus, búrguer de pernil com mostarda de cerveja weiss, salada de repolho cremosa com pera, parmesão gratinado e molho de pimenta doce no pão de tabasco (Foto: divulgação)
Da Colossus, búrguer de pernil com mostarda de cerveja weiss, salada de repolho cremosa com pera, parmesão gratinado e molho de pimenta doce no pão de tabasco (Foto: divulgação)

Ao contrário do que vem acontecendo desde que o Petrópolis Gourmet começou, 16 anos atrás, este ano o festival gastronômico será realizado no verão. Pudera. Nesta edição, o evento terá o tema “Cerveja na panela”, aproveitando a alta das cervejas artesanais e a longa tradição cervejeira da cidade serrana. “A mudança da data do festival vem ao encontro da necessidade de um grande evento na Serra durante o verão para impulsionar as vendas da rede hoteleira, trazer mais visitantes aos restaurantes e comércio, além de consolidar Petrópolis também como um destino de verão, e não apenas de inverno, como já é conhecida”, comenta Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

PUBLICIDADE

Durante a realização do festival, 35 restaurantes apresentarão menus que, necessariamente, terão a bebida como ingrediente na entrada, prato principal ou sobremesa. Entre os inscritos, há peixes, os mais variados cortes de carne, frutos do mar, pizzas, hambúrgueres e vários preparos inusitados com cerveja. Além do circuito pelos estabelecimentos participantes, com cardápios a partir de R$ 39,90 e até R$ 140 por pessoa, a programação também terá o “Agito Gourmet”. Na novidade, chefs do evento farão encontros em praças públicas preparando saborosas degustações como cortesia para o público. Valorizando os produtores locais, o Shopping Vilarejo, em Itaipava, receberá o Mercado Gourmet, com barraquinhas para venda de produtos orgânicos, além de cervejas artesanais.

Pioneirismo e tradição

Indo ao Petrópolis Gourmet, vale também fazer o tour em uma das primeiras cervejarias em atividade no Brasil, a Bohemia, que integra o roteiro turístico de Petrópolis. O espaço abriga um dos mais completos centros cervejeiros do mundo, que conta a história e as curiosidades deste universo em um museu com diversos ambientes interativos. O restaurante anexo tem pratos de se comer rezando, com variedades de carnes, frutos do mar, massas e outras opções a preços superjustos. (Dica: se o tempo estiver bom, tente pegar uma mesa no varandão delícia da casa, fresquinho e com vista para a rua).

O passeio inclui também a visita ao Empório Cave Bohemia, onde são maturadas e envelhecidas a cerveja Reserva em barris de carvalho. “Queremos aproveitar este momento em que as cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais paladares para valorizar também os primeiros produtores e incentivar criações gastronômicas com o ingrediente”, destacou um dos curadores do evento, o chef Rodrigo Trindade. A programação completa do evento e os menus participantes podem ser conferidos no site do evento. Bora subir a serra?

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.