Receitas com chocolate, mas bem geladinhas

Panna cotta e dois drinques levam o ingrediente típico da Páscoa


Por Júlia Pessôa

10/03/2018 às 07h00

Cássia Lopes mistura chocolate e maracujá em doce gelado (Foto: Fernando Priamo)

É bem verdade que quando os termômetros começam a cair, ficamos meio “Tim Maia”: “Eu só quero chocolate”. Com a chegada da Páscoa, a gente vê chocolate por todos os cantos, mas no calorão nem sempre a gente consegue desfrutar desta delícia como gostaria. Mas decidimos que o ingrediente é bom demais para ficar relegado a quando está mais friozinho (ou friozão). À convite da Tribuna, a chef Cássia Lopes e o mixologista Antônio Maurício Júnior criaram receitas que agregam frescor ao chocolate, e por isso são boas pedidas para este finalzinho de verão.

A escolha de Cássia foi uma sobremesa sofisticada, com complexidade de combinação de sabores e linda de se ver. Claro, o mais importante, é uma delícia. O doce é composto por uma pana cottas de baunilha, de chocolate e musse maracujá. “A pana cotta já tem uma textura leve. Aliada à acidez do maracujá, a sobremesa naturalmente fica mais suave, mais fresca, a cara do verão.”

PUBLICIDADE

Já o mixologista Antônio Maurício Júnior, o Júnior Barman, sugere dois drinques: o Chocolate Julep e o Ice Mint. Ambos levam dois ingredientes famosos por seu teor refrescante, menta e hortelã. “Além disso, são elementos que combinam muito bem com chocolate”, destaca o especialista. “Na maioria das vezes, os drinques de chocolate são servidos quentes ou com leite. Para dar mais leveza, estes licores são a melhor escolha, mas o sorvete de qualquer sabor, misturado ao chocolate, também ajuda a ‘refrescar’ a bebida”, acrescenta ele, que inclui o queridinho do verão em uma das receitas.

Sobremesa refrescante de chocolate
por Cássia Lopes

Panna cotta de baunilha
60ml de leite
60ml de creme de leite
15 gramas de açúcar
extrato de baunilha a gosto
3g de gelatina em pó

Panna cotta de chocolate

40ml de leite
40ml de creme de leite
15g de açúcar
5g de cacau em pó
30g de chocolate em barra
2g de gelatina em pó

Musse de maracujá

30ml de suco de maracujá
50ml de leite condensado
30ml de creme de leite
50ml de creme chantilly batido

Modo de preparo

Para a panna cotta de baunilha, hidrate a gelatina em água fria até que seja amolecida, leve ao microondas por 10s até ficar líquida. Em uma panela pequena, adicione leite, creme de leite e açúcar. Cozinhe em fogo médio, mexa continuamente até ver o vapor sair e remova. Acrescente a gelatina na panela quente, mexa rapidamente até dissolver. Deixe esfriar até a atingir temperatura ambiente e leve à geladeira por 30 minutos até firmar.

O conteúdo continua após o anúncio

Para a de chocolate, adicione leite, chocolate e açúcar em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexa continuamente até ver o vapor sair e, em seguida, retire a panela do fogo. Adicione o pó de cacau e mexa até dissolver completamente, leve ao fogo e cozinhe por mais um minuto. Acrescente a gelatina amolecida e aquecida. Deixe esfriar, mas sem deixar endurecer.

Para a musse de maracujá, misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá. Acrescente o chantilly batido e reserve. Para a montagem, use copos de aproximadamente 50ml. Incline o copo, despeje a panna cotta de baunilha, leve à geladeira. Quando estiver firme, incline o copo para o lado contrário, despeje a panna cotta de chocolate e deixe gelar. Preencha o meio com a musse de maracujá. Sirva gelado.

Júnior Barman sugere dois drinques (Foto: Marcelo Ribeiro)

Drinques de chocolate
por Junior Barman

Chocolate Julep
Em um copo de whisky, coloque cerca de oito folhas picadas de hortelã com uma dose de licor de chocolate (40 ml) e macere. Adicione gelo picado, uma dose de rum e mexa,

Ice Mint
Junte uma dose de vodca, uma dose de licor de menta, 1 bola de sorvete de creme e uma dose de licor de chocolate numa coqueteleira com gelo e bata. Sirva em uma taça de martíni.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.