Gastrô+ 3-12-2016


Por Júlia Pessôa

03/12/2016 às 07h00

De comer rezando

Cores e sabores da casinha

Ambientes cuidadosamente decorados completam a experiência gastronômica (Foto: divulgação)
Ambientes cuidadosamente decorados completam a experiência gastronômica (Foto: divulgação)

A impressão que se tem ao se chegar no Empório do Banho Casa é a de estar entrando em uma casa de bonecas. Com uma decoração caprichada em cada mínimo detalhe, dos móveis às louças, passando por bibelôs, o espaço é um tesouro das bandas do Santa Helena, ideal para um brunch ou café da tarde, e boa pedida para confraternizações de fim de ano que fogem de bares, restaurantes e outras escolhas óbvias.

Tortas e quiches também integram o menu especializado em café, lanches e bruch
Tortas e quiches também integram o menu especializado em café, lanches e bruch

As surpresas começam já no cardápio de bebidas. Além de cafés variados e sucos, a prata da casa são os chás. Você pode até pedir os de saquinho, mas a sensação é tomar algum com plantas direto da hortinha da casa, 100% orgânicos. Tem de capim cidreira, hortelã e um queridinho, o de gengibre com limão e canela.

PUBLICIDADE

Apesar de trabalhar com cardápios diferenciados em eventos, a especialidade do Empório são comidinhas de brunch, café da manhã e lanche, então os destaques ficam para bolos, quiches, crepes e tapiocas, todos sempre preparados fresquinhos pelo chef Tito Mello. Fãzoca de quiche que sou, recomendo a de alho-poró, com recheio leve, massa que desmancha na boca e o sabor marcante do ingrediente, que perfuma o ambiente quando o pedido chega quentinho à mesa. Se quiser optar por algo mais tradicional, os pães de queijo artesanais do estabelecimento, macios e superfartos de recheio, já compensam a visita.

Pães e geleias artesanais são destaque no cardápio
Pães e geleias artesanais são destaque no cardápio

Os pães, também feitos por lá, são servidos com geleias de frutas frescas do chef, com opções de morango e damasco – e um passarinho me contou que a mangueira carregadinha do quintal também será matéria-prima para mais uma escolha de sabor. Se conselho fosse bom, eu vendia, mas uma coisa posso garantir: o bolo de churros, totalmente besuntado de cobertura, é uma experiência quase religiosa, até para ateus convictos.

Não bastasse o cardápio cuidadosamente pensado, cada iguaria é servida em pratinhos, canecas, xícaras, copos e bandejas que valorizam ainda mais o passe de cada delícia que chega à mesa, completando a experiência gastronômica. (E se você se apaixonar perdidamente pelas louças, é possível adquiri-las na loja da casa). O Empório do Banho Casa fica na Rua Tiradentes 649, Santa Helena, e funciona de segunda a sábado.

 

Mão na massa

com Carol Peralta

Fim de ano detox

O fim de ano é cheio de confraternizações, festinhas e aqueles eventos que são uma tentação para a gente se esquecer da alimentação saudável e se render às comidas e bebidas típicas de celebrações. Para os festejos não pesarem na balança e nem nos exames médicos, uma saída é optar por alimentos e preparos desintoxicantes, como o suco que Carol Peralta, da Fit Life Gourmet, ensina a fazer rapidamente. Não tem mistério, é só bater no liquidificador e voilà! “Ele é ótimo para eliminar os excessos das comilanças de fim de ano! Rico em antioxidantes, melhora a digestão, ajuda a reduzir o colesterol ruim, ajuda no controle de diabetes, alivia dores provocadas pela gastrite e ajuda a repor sais minerais”, diz Carol, que trabalha sob orientação de uma nutricionista. Quer desfrutar destes benefícios? Separe os ingredientes e liqui já!

suco-verde
Prático, suco verde tem antioxidantes e ajuda no controle do colesterol e diabetes Foto: Carol Peralta)

 

 

Suco detox
Ingredientes

O conteúdo continua após o anúncio

1 maçã verde
2 folhas de couve
1 colher (chá) de gengibre em pó
4 rodelas de pepino
1 ramo de hortelã

Modo de fazer

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes com água gelada na quantidade que bastar (aproximadamente 150ml). Quando a mistura chegar a uma consistência líquida, porém espessa, está pronto. É só servir e tomar!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.