Principais vantagens do coworking para os empreendedores
O modelo de trabalho objetiva incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre profissionais
Transformar ideias em algo novo e útil é a essência empreendedora e nunca houve um momento tão especial para empreender. O mundo em constante transformação enfrenta grandes desafios e as respostas para muitos problemas serão propostas por empreendedores, que têm como característica comum a capacidade de não se conformar com o estado atual das coisas.
A partir dessa vontade de resolver problemas, vimos surgir novos modelos de negócios e vários conceitos novos, como startups, negócios de impacto social, sharing economy etc. Muitos modelos chegaram e transformaram completamente a forma como interagimos, nos relacionamos, viajamos e consumimos. E no meio desta transformação comportamental nasceram os espaços de coworking.
Se engana aquele que acha que coworkings são apenas espaços de trabalho compartilhado, que possibilitam reduzir custos. O coworking é um modelo de trabalho que objetiva incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre profissionais. Estimula a convivência integrada entre profissionais de diversas áreas e experiências, em um ambiente onde trabalho, aprendizado e lazer se misturam e o conhecimento é compartilhado.
Segundo a empresária Fernanda Fonseca, co-fundadora da Mais.im, “estar em um coworking significa ter menos dor de cabeça com a operação do negócio e focar na atividade fim da empresa. Além disso, ganhamos mais pluralidade nas relações profissionais, mais troca de ideias e mobilidade para conhecer outros ecossistemas empreendedores.” Para ela, com o coworking, você se habitua a trabalhar em um ambiente mais dinâmico e isso estimula uma busca mais constante por mudança e inovações para o negócio. “No meu caso, por exemplo, o coworking trouxe o desafio de criar processos para estimular o trabalho com equipes remotas, para que pudéssemos estar conectados com qualquer parte do mundo!”
Outro depoimento importante é do empresário Thomaz Germini, CEO do MercadoLead.Com. Segundo ele, trabalhar próximo de outras empresas, num coworking, é extremamente vantajoso para a empresa. “O principal benefício, com certeza, é a troca de experiências. Foram inúmeras as vezes que consultamos e fomos consultados pelos nossos coworkers sobre algum assunto, desde os mais simples aos mais estruturais, e sempre há algum tipo de contribuição para a tomada de decisão.” Outro grande benefício visualizado por Thomaz é a economia de recursos, já que trabalhar num coworking tende a ser bem mais barato do que num escritório individual.
O coworking também é uma ótima opção para quem não se adaptou ao home office, seja pela dificuldade em separar as atividades domésticas dos compromissos do trabalho ou pela falta de disciplina para cumprir horários.
Seguindo a tendência – e sobretudo após a constatação dos benefícios desse modelo –, o Sebrae desenvolveu um novo espaço, o Sebraelab, um ambiente multifuncional e colaborativo, criado para que a instituição possa interagir com empreendedores, startups, especialistas, mercado e comunidade no desenvolvimento de ideias inovadoras e na remodelagem de negócios. O Sebraelab é um ambiente de estímulo à criatividade, à inovação e à experimentação, apoiado por metodologias ágeis e flexíveis, capazes de gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócio inovadores.