Liderança coaching

O líder coach tem como foco o desempenho profissional direcionado para o futuro, desenvolvendo o senso de responsabilidade e compromisso com os resultados


Por Carmen Rossana Carrijo Kotnick Pereira, analista do Sebrae Minas

16/01/2018 às 08h00- Atualizada 16/01/2018 às 08h48

A atuação do líder contemporâneo é direcionada pelas exigências do mundo globalizado dos negócios, que pede resultados rápidos e efetivos. Para exercer seu papel com sucesso, o líder deve, cada vez mais, desenvolver competências para construir boas relações interpessoais.

Atrelada aos processos de coaching, a liderança tem por objetivo criar um espaço de aprendizado, levando as pessoas a desenvolverem e ajustarem comportamentos e percepções. O líder deve ser reconhecido como referência e ser capaz de influenciar e impulsionar a equipe para resultados mais eficazes.

PUBLICIDADE

Dessa forma, torna-se uma prerrogativa para os líderes o investimento no autodesenvolvimento de habilidades e atitudes. É fundamental uma constante avaliação que promova o gerenciamento de si próprio, suas inteligências, imparcialidade e visão voltada para o bem comum. O líder deve considerar e reconhecer o talento individual de cada liderado, para que cada um se torne consciente das responsabilidades exigidas no desempenho de seu papel profissional e, consequentemente, promova, também, o seu crescimento pessoal e profissional.

Ao contrário de outros processos, o líder coach tem como foco o desempenho profissional direcionado para o futuro, desenvolvendo o senso de responsabilidade e compromisso com os resultados. O aprendizado proposto é individual, construído a partir da abertura do diálogo caracterizado no processo de feedback, o qual se torna eficaz a partir do reconhecimento dos gargalos, seguido da definição de propostas para a construção de um plano de ação.

A liderança nas empresas tem como desafio promover o alinhamento estratégico das equipes, a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências. Os processos de coach vêm sendo implementados com o propósito de realinhar a atuação e a postura dos líderes, para que eles possam ser capazes de compartilhar seu poder e delegar responsabilidades. Isso contribui para impulsionar resultados mais efetivos.

As empresas reconhecem a importância de gerir seu capital intelectual, construindo a interseção entre pessoas e negócio. Ser um líder coach significa desenvolver pessoas com foco nos resultados e na geração de valor para o negócio.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.