Intraempreendedorismo: um novo conceito que pode ajudar sua empresa a crescer

O termo se refere às características empreendedoras desenvolvidas pelos colaboradores das empresas, tais como proatividade e trabalho em equipe


Por Carmen Rossana Carrijo Kotnick Pereira, analista do Sebrae Minas

10/04/2018 às 08h30

Como sua empresa se comporta? Assume responsabilidades por resultados? Exercita a criatividade, propondo inovações e formas de agregar valor para o cliente? As respostas para estas questões estão na base do conceito de Intraempreendedorismo. O termo se refere às características empreendedoras desenvolvidas pelos colaboradores das empresas, tais como proatividade, trabalho em equipe, resiliência e persistência, que, quando direcionadas corretamente, contribuem efetivamente para o crescimento financeiro, aprimoram os padrões de qualidade e a competitividade do negócio.

A performance das equipes está atrelada aos modelos de liderança aplicados nas empresas. Líderes contemporâneos investem em equipes mais autônomas, que aprendem e assumem responsabilidades por suas entregas. Essas equipes, via de regra, investem no seu autodesenvolvimento ao reconhecer os pontos que requerem melhorias.

PUBLICIDADE

E sua empresa, está pronta para enfrentar os desafios do Intraempreendedorismo?

A cultura e os valores de muitas empresas ainda se caracterizam como inibidores da implementação desse conceito. Mesmo tendo processos bem definidos, as hierarquias preservadas distanciam a oportunidade do reconhecimento de talentos que, devidamente aproveitados e direcionados, contribuem para o sucesso do negócio.

Uma empresa somente será intraempreendedora se reconhecer e propor mudanças em seus valores e diretrizes. As relações profissionais terão que ser revisadas e será preciso criar um ambiente que permita o compartilhamento de poder, envolvendo pessoas que gostam do que fazem e se sintam parte dos processos. O investimento nas pessoas requer programas de treinamentos contínuos voltados para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Assim, podemos reafirmar que empreender não é condição exclusiva de quem pensa em abrir ou está à frente de um negócio.  As empresas carecem muito de equipes que desejam aprender e fazer parte do empreendimento. Pessoas interessadas em serem protagonistas na construção de resultados eficazes junto com seus líderes.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.