Nove mentiras e uma verdade sobre decoração
Entrando na onda de nove verdades e uma mentira resolvemos inverter a brincadeira já que a quantidade de mitos que escutamos por aí sobre decoração são muitos. Seguem abaixo alguns deles.
Estilos
Você pode até ter um estilo preferido na hora de decorar a casa, porém isso não funciona como regra. Os contrates são bem vindos, juntos ou separados. O segredo é respeitar sua personalidade.
Mistura de cores e texturas
Há aqueles que defendem a ideia de que uma decoração maximalista pode pesar um ambiente. Isso pode não ser verdade, principalmente para quem curti visuais alegres e cheios de vida, nada melhor do que uma paleta vibrante e texturas variadas para garantir o efeito desejado. O resultado pontua mais o emocional e sai do efeito estático. Por isso, não há problema em misturar itens diferentes, contanto que haja conversa entre os mesmos. Prova disso foi a edição desse ano do Salão do Móvel de Milão onde as cores chegaram para marcar presença.
Os quadros devem ser colocados na altura dos olhos
Muitas regras de décor foram quebradas para dar espaço a um clima mais despojado. Os quadros começaram a ficar apoiados nos móveis e até mesmo no chão. Nas gallerys wall, eles ocupam uma parede inteira, o que significa que podem estar em qualquer altura. Dependendo da quantidade de quadros, várias alturas podem levar versatilidade à decoração. Você até pode fixar quadros em toda a parede, preenchendo cada espaço vazio e, inclusive, dispor alguns deles no chão.
Plantas são mais indicadas para o lado de fora da casa
Há uma tendência que aponta as necessidades das pessoas de estar mais próxima a natureza. Não foi a toa que a Pantone elegeu o Greenery como a cor de 2017. Existem espécies que precisam estar ao ar livre, mas não significa que não seja possível trazer o verde e seu frescor para o interior da casa. Há uma boa variedade delas que se adaptam melhor em ambientes de pouca luz. Formatos, cores e espessuras podem resultar em um mix bem interessante.
Banheiros e cozinhas precisam de piso frio
O piso frio se tornou o mais utilizado por ser de fácil limpeza, mas isso não significa que seja o único que pode revestir o espaço. A madeira é uma opção que funciona muito bem quando recebe o acabamento adequado. Porém nas áreas de chuveiro ainda prevalecem os frios.
Quanto mais iluminado, melhor.
Esse conceito não serve para todos os cômodos da casa. Na cozinha e no banheiro uma luz bem distribuída e potente é essencial, mas em locais de descanso, como o quarto e a sala de televisão, o ideal é uma luz mais calma e amarelada. Eleja a iluminação indireta para reforçar o clima intimista. Esse efeito também é possível com luminárias de mesa com foco mais pontual.
Os móveis devem combinar e ser do mesmo material
Os móveis devem conversar, mas não necessariamente seguir a mesma linguagem. Você já reparou que cadeiras diferentes nas cabeceiras ficam bem interessantes na sala de jantar? Isso prova que misturar é possível sempre, principalmente nas formas e nos materiais.
Mistura de prateado com dourado
Combinar tons metalizados, estilo que está muito em alta, agrega requinte ao ambiente. Recorrente nas revistas e exposições de decoração é decididamente o acabamento da estação. Apenas atenção para que um dos tons seja o destaque e o outro entre como complemento. Valendo também para cobre, rose e gold.
Cores escuras diminuem o ambiente
Nem sempre cores escuras farão o ambiente parecer menor do que ele realmente é. Aspectos como uma boa iluminação influenciam mais na sensação de amplitude. Além disso, há outra vantagem: podem destacar os objetos ou camuflar as imperfeições.
A VERDADE|Contrate um Arquiteto
O Arquiteto é o profissional que consegue elaborar projetos que transformam as suas necessidades e desejos em soluções únicas e especiais além de trazer economia ao cliente.
Last Look
Caminho de luz e relaxamento no Hamam La Sultana| Marrakesh
Contatos
Rádio: Acompanhe nosso programa “Morar Bem Arquitetura e Interiores” na Rádio CBN Juiz de Fora, toda quinta-feira, às 09:40 horas junto com as apresentadores Marcelo Juliani e Cláudia Figueiredo. Tribuna de Minas.
Leia nossa coluna “Morar Bem”, no caderno “Casa & Cia”, todo sábado, na versão impressa e online do jornal.
E toda semana, tem post novo aqui no Blog.
Facebook: Curta nossa página do Facebook e siga nossos posts, dicas e trabalhos. https://www.facebook.com/aletheiawestermannarquitetos
Email : Se quiser enviar perguntas, dúvidas, assuntos que gostaria de saber mais ou solicitar alguma dica, escreva para nosso endereço virtual: aletheia@aletheia.com.br
Ou faça-nos uma visita. Estamos localizados na Rua Coronel Vaz de Mello 32|102, Bom Pastor, Tel: 55 (32) 3213-5657