Espaços de transição: Circulação em foco

Muitas vezes longo, estreito e anônimo, o corredor pode alcançar o posto de protagonista do décor com boas soluções


Por Aletheia Westermann

26/10/2019 às 17h00- Atualizada 26/10/2019 às 17h05

Muita gente encara o corredor como mera área de passagem entre um ambiente e outro, mas a verdade é que com boas soluções o espaço pode ser o protagonista do décor. Deixando a criatividade rolar na hora de pensar na decoração da casa, é possível ir muito além da falta de iluminação, piso sem graça e paredes brancas que comumente recebem apenas um ou outro elemento.

Também é preciso lembrar que a boa circulação de uma casa é essencial para uma relação equilibrada e prazerosa entre a arquitetura e a decoração. São espaços fundamentais dentro de suas respectivas cenas e nessa transição conectam o décor entre um ambiente e outro.

PUBLICIDADE

Corredores não deixam de serem desafiadores na hora de decorar. Muitas vezes longos, estreitos e anônimos, esses locais de passagem por entre os ambientes e apoio aos demais espaços são frequentemente deixados de lado na hora de compor o morar apesar de serem utilizados inúmeras vezes durante o dia no trânsito de pessoas.

Entretanto, precisam ser bem pensados. Espaço livre para passagem, boa iluminação e segurança para evitar acidentes são pontos importantes que não podem ser negligenciados no projeto. Atenção aos móveis e objetos decorativos. Eles não devem ser largos ou grandes demais a menos que o espaço permita, pois podem atrapalhar a circulação ou mesmo serem danificados pela passagem.

Mas se olharmos o corredor mais que um cômodo de passagem, é possível soltar a imaginação sem medo de que se torne cansativo. Pensando nisso, a iluminação é ponto chave nessa questão. Sozinha, poderia compor um ambiente incrível, além de garantir segurança para andar e criar um clima de aconchego.

Papéis de parede são outro recurso estético muito poderoso e são capazes de criar um plano de fundo impactante, trazendo personalidade para o décor. Um mix de cores, padronagens e texturas, sem deixar de lado o equilíbrio estético, traz alma para o local. Porém, optar por paredes escuras é uma forma de alcançar elegância e conforto inigualáveis.

Para corredores mais justos, usar quadros e prateleiras estreitas para livros e objetos menores pode contribuir sem diminuir o corredor. Os espelhos ajudam a dar amplitude visual.

Aproveite este espaço vazio para exibir itens que falem um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa, tais como fotos, posters, esculturas, lembranças de viagem.

E prepare-se: o resultado será impactante!

Siga também nosso blog.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.