De fora para dentro | Pedras naturais na decoração
Utilizada desde o início dos tempos, pedras e minerais sempre estiveram presentes na construção, e com os desenvolvimentos tecnológicos foram surgindo novos modos de incorporá-los à arquitetura e à decoração. Sinônimo de sofisticação, são fáceis de compor com outros materiais, criam ambientes modernos e visualmente impactantes.
Soma-se a isso uma preferência por produtos ecologicamente sustentáveis, que valorizem aspectos culturais e locais, mas que também garantam um toque artesanal, de exclusividade e conforto. Além disso, por serem funcionais e atemporais, o uso de elementos minerais vem ganhando cada vez mais espaço na decoração, quebrando a rigidez, acrescentando aconchego e trazendo mais vida aos ambientes, garantindo que os projetos de interiores estimulem o processo de relaxar e manter uma mente saudável.
Com uma grande variedade de estilos, cores e formatos, as pedras naturais migram do externo para o interno e ganham o protagonismo no mobiliário e no revestimento de paredes. Não importa se o estilo é minimalista, urbano ou clássico, seu uso deve traduzir a personalidade do morador, sendo que não há certo ou errado nessas escolhas, mas liberdade criativa. E opções não faltam, desde as de aparência bruta às rochas totalmente trabalhadas, das clássicas às mais exóticas.
Sozinhas ou misturadas a outros materiais, elas brilham na decoração e diversos tipos podem ser utilizados como revestimentos. Entre as principais estão os mármores, a ardósia, seixos, pedra-madeira, portuguesa, a pedra Miracema, pedra-sabão e pedra-ferro, além dos granitos e quartzitos com grandes desenhos e veios orgânicos.
Já os acabamentos no revestimento de pedra podem oferecer diferentes efeitos, dependendo das características do projeto: os acabamentos canjiquinha, que são vários filetes finos encaixados; o polido, que confere mais brilho; o apicoado e o aflamado também são algumas das ótimas possibilidades para deixar as paredes incríveis.
Alguns cuidados devem ser tomados no momento de sua aplicação. Por isso, recomenda-se a contratação de um profissional capacitado para realizar todo o processo. Isso evitará transtornos com possíveis correções, além de facilitar a manutenção do seu revestimento.