Morar Bem | Em Cores


Por Aletheia Westermann

10/06/2017 às 07h00- Atualizada 23/06/2017 às 17h00

Para criar uma nova linguagem em cena e estimular o olhar, uma ambience coloré faz um contraponto perfeito quando a ideia é uma morada mais vibrante, alegre e com personalidade. Para tanto, seguem algumas dicas que reuni em minhas pesquisas para quem não quer ter dúvidas quando for embarcar numa paleta mais cromática.

Luminosidade

Para quem deseja um ambiente iluminado e com sensação de espaço mais amplo, uma dica é investir em tons off-white, que são brancos com leves toques de outras cores. Esse estilo de cor é uma ótima opção para substituir o branco tradicional, pois traz luminosidade sem cansar tanto os olhos ou deixar o ambiente frio e impessoal.

PUBLICIDADE

Elegância

O cinza é uma ótima opção para ambientes em geral, pois traz discrição e elegância. Ao combinar tons de cinza com uma cor vibrante, é possível criar ambientes estilosos e equilibrados.

Sobriedade

Os tons terrosos são opções certeiras e tradicionais, ainda mais em se tratando da sala de TV. Escurecem o ambiente na medida certa e criam um espaço aconchegante e visualmente confortável. Para quem procura discrição, os marrons e beges são perfeitos!

Aconchego

Para manter os pontos positivos dos tons terrosos e ganhar no fator personalidade, as tonalidades “chá” são ótimas pedidas. Essas cores são resultado da adição de cinza ou marrom às cores pastéis e deixam qualquer ambiente superaconchegante.

Leveza

Para os que gostam de discrição, porém querem fugir dos tradicionais tons terrosos, uma alternativa é investir em pequenos toques de cor. Os tons pastéis podem ser uma solução na hora de definir a paleta de cores. Combine uma cor mais marcante com tons suaves, e sua sala ganhará personalidade e estilo com leveza.

Calma

O azul é conhecido por trazer calma, por isso é uma cor interessante para se aplicar num espaço destinado ao relaxamento. Os tons mais claros trazem mais vida e alegria, enquanto que os tons mais fechados proporcionam aconchego ao ambiente.

Alegria

Apostar em tons vibrantes é uma boa quando o sentimento desejado é de alegria. Só é preciso cuidado para não exagerar nas combinações. O amarelo é a cor perfeita para trazer vida ao ambiente, fica bem equilibrado quando combinado com tons de rosa, coral, azul ou cinza.

Delicadeza

Os tons de rosa e roxo são alternativas ótimas para criar um ambiente delicado e com um leve toque de cor, quando usados em suas versões pastéis. Os tons fortes dessa cor podem trazer um peso indesejável ao cômodo, mas tudo depende da harmonia total do ambiente.

Frescor

Tons refrescantes também trazem uma boa sensação ao ambiente, mas, por se tratarem de cores vibrantes, é preciso ter cautela assim como quando o desejo é transmitir alegria. O ar cítrico traz um sentimento de felicidade e de limpeza, mas em excesso pode cansar o olhar.

O conteúdo continua após o anúncio

Boas vibrações

Tons de verde também ficam ótimos na sala de TV e trazem uma sensação de equilíbrio e conforto. Os tons mais fechados e acinzentados ajudam a criar um ambiente escuro, propício ao descanso e ao mesmo tempo leve e com boas vibrações.

Siga também nosso blog.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.