Documentário de Marcos Pimentel vence o Brasil Cinemundi


Por Guilherme Arêas

20/10/2015 às 20h00

”Saudade”, de Marcos Pimentel, foi o grande vencedor da sexta edição do Brasil Cinemundi, que fez parte da programação da Mostra Cine BH. Ainda em fase de desenvolvimento, o documentário, com produção de Luana Melgaço e Leonardo Ayres, não só abocanhou o prêmio principal no valor de R$ 60 mil, como também garantiu vagas nos laboratórios de roteiro do Festival Ventana Sur, em Buenos Aires, e DocSP, que acontece no próximo mês em São Paulo. Luana também faturou uma vaga no encontro de mercado no festival de Torino, na Itália. “Foi a primeira vez que que nós colocamos o filme para escutar comentários de especialistas de diferentes áreas. Acho que, com isso, o projeto amadureceu. Foi uma forma de testar a receptividade das pessoas de diferentes repertórios e também de perceber que o momento é agora, o projeto precisa realmente acontecer. Conseguimos sensibilizar pessoas de países, como França, Canadá e Estados Unidos”, afirma Pimentel.

De acordo com o diretor juiz-forano, o trabalho ainda está em fase de captação de recursos e não tem data de lançamento prevista. “Agora, ele vai continuar participando de laboratórios e fóruns para que a história se desenvolva e amadureça. A produção fica em R$ 900 mil, e só temos 20% deste valor. Ainda falta um longo caminho para percorrer”, conta ele, explicando que o documentário aborda o significado da palavra saudade nos países de língua portuguesa. “São diferentes personagens que estão em cinco países diferentes, e todos eles deixaram para trás algum lugar ou pessoa.”

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.