O melhor do Chile


Por Jorge Carneiro

29/10/2014 às 07h00- Atualizada 02/02/2016 às 12h20

Arquivo Pessoal
Jorge no Valle Nevado

Além de todas as obrigações, o trabalho como agente de turismo também proporciona momentos de prazer. Vez ou outra, somos convidados para viagens de capacitação in loco, onde podemos conhecer melhor hotéis e pontos turísticos de algum destino, no Brasil ou no mundo. E a viagem da vez foi para Santiago.

O Chile é conhecido principalmente por seus vinhos. Um programa imperdível é visitar, no mínimo, uma vinícola. Nossa parada foi em Concha y Toro, a segunda maior do mundo, onde foi possível apreciar os vinhedos – mesmo sem uvas, após o fim do período da colheita -, degustar diferentes tipos, e conhecer algumas adegas, inclusive a lendária Casillero Del Diablo.

PUBLICIDADE

Outro importante ponto turístico da redondeza é o Valle Nevado. O centro de esqui que fica a pouco mais de 40 quilômetros de distância é um excelente atrativo para visitantes, mesmo após o fim da temporada de neve, que vai de junho a setembro. O visual é maravilhoso, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Lembre-se de providenciar roupas pesadas (é possível alugar a caminho do Valle)!

Não deixe de passear pela cidade de Santiago. Você irá se impressionar com a beleza da arquitetura dos edifícios históricos e das inúmeras praças. Aproveite para conhecer o Mercado Central – excelente pedida para o almoço! -, a Catedral Metropolitana e a Plaza de Armas. À noite, a região do Bairro Bellavista possui bares e restaurantes para todos os paladares e bolsos. Além disso, para fãs de compras, Santiago conta com o Costanera Center, um shopping com seis andares de lojas e restaurantes, incluindo o charmoso Hard Rock Café Santiago.

Outro passeio interessante é visitar as cidades vizinhas de Viña Del Mar e Valparaíso, distantes aproximadamente 120 quilômetros de Santiago. No caminho até elas, não percam de vista, na estrada, uma excelente loja de vinhos e azeites, chamada Rio Tinto. Estas duas cidades são praticamente geminadas, mas a diferença entre elas é nítida. Enquanto Viña Del Mar é conhecida como cidade-jardim, devido a seus numerosos e conservados espaços verdes, além de um visual com belas praias, cassinos, hotéis e restaurantes sofisticados, Valparaíso é uma cidade portuária, com um aspecto mais antigo, mas com uma feira de artesanato local com diversas opções.

Foram três dias corridos, mas foi um período que serviu para apreciar um pouco da beleza da cidade e de seus arredores. Além, é claro, de me deixar a vontade de voltar para conhecer melhor!

Jorge Carneiro
Agente de viagens

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.