Procon divulga ‘lista negra’ de sites de venda


Por Tribuna

02/10/2015 às 19h20

A Agência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta sexta-feira (2), uma listagem com sites de compras na internet que devem ser evitados pelos consumidores. A relação tem 18 páginas, tendo como fonte o Procon de São Paulo.

A “lista negra” foi elaborada após reclamações de compradores e traz empresas que não responderam às notificações ou não foram encontradas pelos órgãos de proteção.

PUBLICIDADE

Superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto orienta que o consumidor pesquise a idoneidade da loja virtual antes de concretizar o negócio, utilizando-se de todos os meios, como pesquisas na internet, site dos Procons e listas negras de lojas virtuais não recomendadas. O advogado cita, ainda, decreto presidencial para recomendar aos internautas a averiguar se o site apresenta todos os dados da empresa e as condições de negociação, inclusive a política de preservação dos dados cadastrais dos consumidores.

A relação divulgada pelo Procon pode ser conferida no site da PJF.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.