Comissão apura caso de medicamentos vencidos em Santana do Deserto


Por Juliana Netto

17/09/2015 às 13h57- Atualizada 17/09/2015 às 14h07

Medicamentos foram localizados na última segunda-feira, em unidade do Centro da cidade
Medicamentos foram localizados na última segunda-feira, em unidade do Centro da cidade

A Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social de Santana do Deserto, a cerca de 60 quilômetros de Juiz de Fora, apura um caso de distribuição de medicamentos vencidos em uma das unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), localizada no Centro da cidade. Na última segunda-feira (14), cerca de cem caixas de produtos com a data de validade expirada teriam sido encontradas no local. De acordo com a Comissão, a denúncia partiu de uma paciente, que acionou os responsáveis após receber remédios vencidos.

Um boletim de ocorrência foi registrado pelo presidente da Comissão, vereador Fábio Joaquim (PTdoB) e pelo vereador João Carlos “Batata” (PSDB), que foram ao local checar a denúncia. Dentre os medicamentos citados no documento policial estão cloridrato de diltiazem, diazepam, acebrofilina, haloperidol, carbonato de lítio, cloridrato de amitriptilina e sulfato de atropina.

PUBLICIDADE

A visita dos vereadores foi acompanhada do prefeito Valdesir Santos Botelho (PSD). Em resposta do contato da Tribuna, ele assumiu o erro e disse que a Prefeitura está tomando as providências cabíveis.”Realmente, foram encontrados os medicamentos vencidos. No entanto, eles não estavam sendo distribuídos, como alega a Comissão. Os materiais estavam separados, aguardando o recolhimento para descarte em Juiz de Fora”, diz. O chefe do Executivo ainda contestou a versão apresentada pela idosa e apontou motivações políticas na averiguação da questão. “A senhora que alega ter recebido o remédio vencido não enxerga e, portanto, pode ter se confundindo, trocando uma caixa nova por outra vencida em casa. Sempre que ela vai à unidade, os funcionários se preocupam em conferir a data de validade nas embalagens antes de entregá-la”, defende-se. Mesmo assim, o prefeito informa que os dois funcionários responsáveis pelo manuseio e distribuição dos medicamentos serão afastados do cargo.

De acordo com o vereador Ricardo Viana (PSC), terceiro membro da Comissão, um relatório final da situação será emitido e enviado para o Executivo municipal e para o Ministério Público. Os vereadores trabalham também no levantamento do valor total dos medicamentos encontrados. “Diante da situação econômica, é difícil pensar que remédios estejam sendo perdidos em Santana do Deserto. A população fica preocupada e teme que a situação seja semelhante nas outras três unidades da cidade, questão que vamos acompanhar de perto”, informa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.