Park (ing) Day chama atenção de moradores
O Park (ing) Day, intervenção urbana que converte temporariamente vagas de estacionamento de rua em espaço público voltado para pessoas, chamou a atenção de moradores no Bairro São Mateus, Zona Sul, na manhã desta sexta-feira (18). Idosos e estudantes passaram pelo espaço, montado no trecho entre as ruas Oswaldo Aranha e Carlos Chagas, para receber orientações em saúde como aferição de pressão, teste de glicemia gratuitos, conscientização para doação de sangue, e deixar sua sugestão para melhorias no bairro e no tráfego de pedestres.
“A mudança para melhor aproveitamento dos espaços urbanos precisa partir não só do Poder Público, mas do próprio cidadão. No Park (ing) Day, queremos despertar a reflexão de todos para “o que posso fazer para melhorar o local onde vivo?, nos questionarmos sobre o uso do automóvel e as áreas verdes, que pouco existem no bairro”, destaca a idealizadora do projeto, a aluna da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Lis Fajardo Loche. Ela destaca que a escolha do São Mateus se deu por ser uma região problemática, já que veículos disputam espaço com as pessoas todo o temp0.
Outros estudantes que passaram por lá no começo da tarde avaliaram a iniciativa como algo que deveria ser feito sempre na cidade. “Este tipo de evento precisa ser permanente e não uma vez por ano”, destacou a estudante Tais Altomar. O Park (ing) Day está previsto para adentrar a madrugada de sábado. Com isso, o estacionamento de veículos próximo do local estará proibido.
A intervenção é aberta ao público e não é necessário consumir nos estabelecimentos comerciais nem participar das atividades programadas para usufruir do espaço. A ação juiz-forana é inspirada no evento mundial Park(ing) Day, criado em 2005, em São Francisco, na Califórnia, e na cidade funciona como aplicação prática do trabalho de conclusão de curso de Lis.