A festa do reggae


Por JÚLIO BLACK

08/08/2015 às 07h00

O cantor Israel da Mata, do Rio de Janeiro, é uma das atrações deste sábado do Positive Vibration (Divulgação)

O cantor Israel da Mata, do Rio de Janeiro, é uma das atrações deste sábado do Positive Vibration (Divulgação)

PUBLICIDADE

Depois de 15 anos ausente, a festa Positive Vibration retornou em 2014 e comemora seu primeiro aniversário de nova existência neste sábado, a partir das 22h, no Galpão Lounge e Bar, com as apresentações de Via Jah, Alma Roots, Israel da Mata e Monte Zion. O evento, na verdade, assoprou a primeira vela em janeiro, mas, como explica um dos organizadores do festival, Ricardo Nerval, eles preferiram aguardar o aniversário da web radio, recentemente, para fazer apenas uma festa. Afinal, ficar comemorando aniversário várias vezes no ano pode cansar.

Para Ricardo, o Positive Vibration conseguiu estruturar-se e virar referência no cenário nacional de reggae de forma rápida, mas consistente. “O projeto amadureceu muito. Começou pequeno, com bandas locais, depois fomos trazendo artistas nacionais e internacionais como o (ex-Cidade Negra) Ras Bernardo e The Congos”, conta. “Eu e minha esposa, Dani Nerval, resolvemos reiniciar um projeto que estava parado há cerca de 15 anos para cobrir uma lacuna, porque a cena local estava morta, apesar de o público de reggae ser grande em Juiz de Fora. Já na primeira edição, tivemos 230 pessoas no Black Gold Bar, o público foi aumentando, e tivemos que ir para lugares maiores, que chegaram a ter 500 pessoas. O evento que fizemos na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, recebeu 700 pessoas”, comemora.

Com essa mobilização, muitos artistas já se apresentaram na cidade, como as locais Gnomitra, Babylon Brasil, O Bando e Nagô Reggae Instrumental. De outras bandas do Brasil, já marcaram presença Ras Bernardo, Monte Zion, Navegantes Reggae Roots, Filosofia Reggae Original, Irmãos Garça, entre outras. Atrações internacionais também não faltaram. “The Congos, da Jamaica, veio por meio do Ras Thiagão. São verdadeiras lendas, o mais novo integrante, o Cedric, tem 74 anos, e o mais velho, o Bongo Joe, 86”, lembra Ricardo. Outro artista “de fora” a aportar na cidade foi a banda californiana Groundation.

Para a celebração deste sábado, o Positive Vibration terá uma novidade e três artistas que já participaram do evento. “Esta será a primeira vez do Via Jah, de Niterói , que tem 15 anos de carreira e é conhecida pela música ‘Gentileza gera gentileza’. O Monte Zion é de Angra dos Reis e é bem conhecido da galera. O mesmo vale para o Israel da Mata, um cara que realiza um projeto bem bacana na favela da Rocinha, no Rio, para tirar a galera da criminalidade por meio do reggae. E temos o Alma Roots, uma banda nova de Juiz de Fora que vale a pena incentivar.”

 POSITIVE VIBRATION

Com Via Jah, Alma Roots, Israel da Mata e Monte Zion

Neste sábado, às 23h

O conteúdo continua após o anúncio

Galpão Lounge e Bar

(Avenida Vereador Laudelino Schetino 16 – Democrata)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.