Radar


Por AUGUSTO PALADINO

23/07/2015 às 07h00

AVENTURA ABRUTALHADA

Prevista para ser lançada no ano que vem, a nova F-150 Raptor passa por uma severa bateria de testes realizados pela Ford. A picape grande já rodou mais de 1.600km em avaliações da equipe de engenharia da marca. Entre as situações escolhidas estão as areias de um deserto no Sudoeste dos Estados Unidos, estradas completamente esburacadas e subidas muito íngremes, além de outras. De acordo com a Ford, a nova versão consegue ser 25% mais rápida que a atual. Ela é equipada com um twin-turbo V6 3.5 litros que entrega cerca de 450cv e tem transmissão automática de dez velocidades.

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DEBUTANTE

A Chevrolet comemorou nesta semana os 15 anos de aniversário de sua fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O complexo foi inaugurado em 20 de julho de 2000, e o primeiro modelo que saiu de sua linha de produção foi o Celta, mas lá também são fabricados o hatch Onix e o sedã Prisma. A unidade fabril produziu 2,8 milhões de automóveis desses três modelos desde sua abertura.

NO COMANDO

A Volvo comprou a Polestar, empresa responsável pela preparação dos motores das versões esportivas da marca sueca desde 1996. No início, essa parceria ficava restrita aos modelos de competição, mas já vale para alguns carros de passeio. Só neste ano, a fabricante planeja comercializar 750 unidades do S60 e do V60 preparados pela Polestar.

DE CARA NOVA

A Toyota revelou nesta semana a nova geração do utilitário-esportivo baseado na picape Hilux, o SW4. Batizado de Fortuner em alguns países, o SUV traz faróis e lanternas em leds e ganhou nove centímetros de comprimento – agora são 4,79 metros. O motor é um novo turbodiesel 2.8 quatro cilindros com injeção direta de 177cv e 42,8kgfm. O câmbio é manual de seis marchas ou automático, também de seis velocidades. Mas, sem o pedal da embreagem, o torque passa para 45,9kgfm. A previsão é que ele chegue ao Brasil no início de 2016.

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AJUSTES DE OCASIÃO

A Fiat virou o ano para sua linha Weekend – o antigo Palio Weekend, na carroceria perua. A versão mais vendida, a de topo Adventure, com motor 1.8 de 132cv, passa a contar com vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento e rádio com MP3 e Bluetooth de série. Além disso, a marca italiana reduziu o preço. Dos R$ 63.472 pedidos pela linha 2015, agora o consumidor passa a pagar R$ 62.320 pelo modelo 2016. Já as configurações Attractive 1.4 e Trekking 1.6 custam R$ 49.150 e R$ 51.350, respectivamente.

QUEDA LIVRE

A crise nas vendas de motocicletas segue decepcionando quem trabalha no setor. A média diária da primeira quinzena de julho foi a mais baixa dos últimos dez anos. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a queda foi de 7% em relação à média diária do mesmo período de 2014, passando de 5.164 para 4.801 unidades emplacadas. Os números são os piores registrados desde 2005. Em relação à primeira quinzena do mês passado, que teve 5.084 comercializações, a retração foi de 5,6%.

BOLSO ABERTO

A Porsche planeja gastar mais de 1 bilhão de euros – cerca de R$ 3,5 bilhões – até 2020 modernizando seus principais pontos de produção e pesquisa. A marca, que pertence ao Grupo Volkswagen, está construindo uma nova fábrica de motores e funilagem na planta de Zuffenhausen, no Sul da Alemanha. Há a intenção ainda de lançar um novo modelo até 2020 e fechar 2015 com mais de 200 mil carros emplacados.

BODAS DE ZINCO

A Yamaha decidiu comemorar os 10 anos da linha Fazer 250 com uma renovação visual no modelo 2016. Entre as alterações principais estão o tanque estilo aviação, com bocal embutido, e novas carenagens laterais, além de tomada de ar e farol mais destacados. A chave foi redesenhada e o painel digital tem iluminação branca em leds com funções como relógio, tacômetro, velocímetro e hodômetro. O motor segue o flex de 249,45cm³, que entrega 20,9cv e 2,10kgfm, quando abastecida com etanol. A previsão de chegada às lojas é na segunda quinzena de agosto, com preço de R$ 13.620.

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