Cor de pimenta


Por RAFFAELE GROSSO - AUTO PRESS

18/06/2015 às 04h00

Compacto tem o propósito de atrair consumidores pelo visual esportivo. A Ford tem a ambição de atingir 5% do share de vendas do modelo, o que resulta em 200 unidades por mês (Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias/16/06/2015)

Compacto tem o propósito de atrair consumidores pelo visual esportivo. A Ford tem a ambição de atingir 5% do share de vendas do modelo, o que resulta em 200 unidades por mês (Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias/16/06/2015)

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No Brasil, é comum alguns automóveis receberem versões diferenciadas. Geralmente, o principal intuito é aumentar a venda de um determinado veículo ao fornecer itens exclusivos e diferenciados das demais configurações – na maioria das vezes sem precisar alterar o conjunto mecânico. Entre esses exemplos, é possível citar o Chevrolet Onix na versão Effect, o Fiat Punto com os apetrechos visuais na configuração Sporting e o Hyundai HB20 também com apelo estético esportivo na variante Spicy. Na Ford, um exemplo fica por conta do Fiesta Sport. Apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014, o compacto tem o propósito de atrair consumidores pelo visual esportivo. Com esta variante para o hatch, a Ford tem a ambição de atingir 5% do share de vendas do modelo, o que resulta em 200 unidades por mês.

Com base na versão SE 1.6, o Fiesta Sport recebe rodas de liga leve aro 16 com desenho igual a da topo de linha Titanium, mas em tonalidade preta, assim como os retrovisores externos e grade frontal. Os faróis possuem máscara negra, e houve o acréscimo de saias dianteiras, laterais e traseiras na carroceria. O para-choque dianteiro conta com spoiler integrado e há um aerofólio na parte traseira do veículo. No interior, o modelo mantém as características da versão em que se baseia, e como novidade apresenta apenas as soleiras das portas com o emblema Sport. Como opcional, oferece bancos revestidos em couro – o preço varia de acordo com a concessionária.

Sobre o capô, é mantido o já conhecido motor Sigma 1.6 TiVCT Flex, capaz de gerar até 128/125 cv de potência quando abastecido com gasolina/etanol e de 16/15,8 kgfm de torque máximo. Ao contrário da versão SE 1.6, onde é possível ter o câmbio automatizado PowerShift de dupla embreagem e seis velocidades, o Fiesta Sport disponibiliza apenas o manual de cinco marchas.

O visual “invocado” do Fiesta Sport não altera seu desempenho, mas causa um aumento significativo de preço em relação à versão em que é baseado. Os apliques estéticos acrescentados no carro correspondem em um aumento de R$ 6.200, com valor final R$ 58.990. A configuração traz itens como ar-condicionado digital, direção e trio elétrico, comandos no volante e faróis de neblina. Na parte tecnológica, também inclui controle de estabilidade e tração, sistema de conectividade Sync com App Link – permite conexão do smartphone com a plataforma tecnológica. No campo da segurança, há airbag para motorista e passageiro e o serviço de assistência à emergência – que realiza ligação automática para o Samu em caso de acidente com acionamento dos airbags ou vazamento de combustível.

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