Familiar abusada


Por RAFFAELE GROSSO - AUTO PRESS

11/06/2015 às 04h00

As linhas do teto passam ar de esportividade ao modelo, em caimento progressivo e se misturando com as janelas curvadas

As linhas do teto passam ar de esportividade ao modelo, em caimento progressivo e se misturando com as janelas curvadas

PUBLICIDADE

De uns anos para cá, as station wagons sofrem com a perda de espaço no mercado, principalmente com a ascensão dos utilitários e crossovers. Com isso, cada vez mais as marcas premium apostam nas peruas como veículos de nichos diferenciados, com foco maior na área esportiva, em busca de valorizar os modelos. Um exemplo clássico fica por conta da Audi e suas famosas peruas esportivas, a família RS Avant, sempre atraindo os holofotes através do desempenho e design. A Mercedes, uma das principais concorrentes, também resolveu dar atenção para o segmento “meio abandonado”. Tanto que apresentou durante o Salão de Genebra, em março desse ano, o CLA 45 AMG Shooting Brake.

O modelo é o quarto elemento da linha de compactos – Classe A, CLA E GLA, que recentemente foram remodelados. Na configuração AMG, divisão esportiva da marca, o CLA 45 AMG Shooting Brake não só mostra que station wagons podem ser úteis quando o assunto for carro familiar, mas também bem “ousadas” quando o tema estiver relacionado a desempenho.

Criado a partir do sedã CLA, mas seguindo a mesma filosofia do CLS 63 AMG Shooting Brake – esportivo de cinco lugares com porta traseira grande -, o CLA 45 AMG Shooting Brake chama a atenção pelo design. As linhas do teto passam ar de esportividade, em caimento progressivo e se misturando com as janelas curvadas. Os vincos são bem marcantes, e na parte frontal as grandes entradas de ar, o capô alongado e os faróis bi-xenon são dignos de destaque. Há ainda duas saídas duplas de escape, ambas cromadas, e rodas de liga leve aro 18 com tonalidade cinza titânio brilhante – rodas de 19 polegadas como opcionais.

No interior, é possível notar detalhes de classe. Os bancos esportivos são revestidos em couro com costuras contrastantes em vermelho. A cor vermelha também está presente nos cintos de segurança e nas molduras das cinco saídas de ar. A sigla AMG aparece nas soleiras das portas e o volante multifuncional tem base achatada com paddle-shifts para efetuar as trocas de marchas de maneira manual. O display central incorpora o menu AMG e inclui racetimer – um contador de voltas, destinado apenas para uso em circuitos fechados.

Sob o capô, a perua esportiva é impulsionada por um “raivoso” propulsor 2.0 litros turbo de 360 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Ainda há a presença do sistema de tração integral aliado à transmissão automatizada de sete velocidades de dupla embreagem. Com tal conjunto mecânico, a perua é capaz de realizar o desafio do zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, com a velocidade máxima controlada eletronicamente a 250 km/h.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.