JF sedia Semana de Saúde Mental


Por Tribuna

17/05/2015 às 06h00

Começa amanhã a 4ª Semana de Saúde Mental, realizada pela Secretaria de Saúde. A iniciativa integra as ações do “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, comemorado no mesmo dia e cujo a temática será “Trancar não é tratar: Juiz de Fora sem manicômios”. O objetivo da ação é aproximar pacientes, trabalhadores e comunidade para discutirem as possibilidades para o tratamento da saúde mental e a garantia dos direitos dos usuários.

Como parte das atividades programadas para a segunda-feira, está marcada uma ação de mobilização social, que acontece das 10h às 16h, no Parque Halfeld. No local, serão montadas barraquinhas e feira de artesanato. Os presentes poderão ainda assistir apresentações culturais.

PUBLICIDADE

Além disso, entre os dias 20 a 31, a comunidade poderá visitar a exposição “De volta pra casa”, montada no Fórum da Cultura. A mostra contará com a apresentação de fotografias e objetos que demonstram a história dos manicômios, que se contrastam com a nova vida nas residências terapêuticas. Já no dia 21, às 15h, acontece o seminário “Trancar não é tratar: desafios da clínica psicossocial e da garantia de direitos”. O evento será realizado no auditório da Vigilância Sanitária, situado na Rua Antônio José Martins, Morro da Glória. A conferência abordará a “Atenção em saúde mental no município”. A Semana de Saúde Mental será encerrada com o tradicional torneio de futebol. A ideia é aproximar usuários da cidade e região.

A iniciativa conta com a parceria do Departamento de Saúde Mental e do Conselho Regional de Psicologia/4ª Região, além da UFJF, Centro de Estudos Sociais (CES) e as universidades Machado Sobrinho, Universo e Estácio de Sá.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.