Analistas da Receita Federal fazem assembleias nesta quarta


Por Juliana Netto

29/04/2015 às 10h52- Atualizada 29/04/2015 às 11h05

Faltando pouco mais de 24 horas para terminar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2015, analistas tributários da Receita Federal de todo o país se reúnem em assembleias regionais nesta quarta-feira (29). Em Juiz de Fora, um primeiro encontro  foi realizado às 9h e uma nova reunião está marcada para às 14h, na sede da Receita Federal, no Bairro Manoel Honório.

A categoria reivindica que a regulamentação das atribuições passe a ser baseada em leis, sobrepondo-se à normas e portarias frequentemente publicadas. Os servidores repudiam também a emissão das notas 94 e 108 pela Cosit (Coordenação Geral de Tributação), que estariam lesando direitos trabalhistas e gerando assédio moral dentro do órgão federal.

PUBLICIDADE

De acordo com o Secretário Geral da Delegacia do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Feral (Sindireceita) em Juiz de Fora, Marcelo Franco Salgado, embora não haja deliberação para paralisação das atividades, houve redução no número de senhas para atendimento ao contribuinte nesta quarta-feira para que as assembleias fosses realizadas. O número exato não foi divulgado.

Ainda conforme ele, a expectativa é de que cerca de 90% dos analistas juiz-foranos participem do movimento. “Pelo fato das declarações serem feitas pela internet, não vejo comprometimento no prazo de entrega. Temos observado uma certa demanda em relação aos contribuintes que buscam atendimento para obter o número do recibo da declaração do ano anterior. Mesmo assim, acredito que a assembleia não trará grande comprometimento ao longo do dia.”

A Tribuna também fez contato com a Delegada Adjunta da Receita Federal em Juiz de Fora, Sônia Cristina de Oliveira. Ela informou que o atendimento operava normalmente durante a manhã.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.