Serviços bancários sem custo


Por Tribuna

26/04/2015 às 06h00

A regulamentação que disciplina as cobranças de tarifas pelas instituições financeiras vinculadas ao Banco Central do Brasil (BCB) está em vigor desde 2008, mas, ainda tem gente que não tem conhecimento dos serviços bancários que são ofertados de forma gratuita. Em 2010, uma nova resolução do Conselho Monetário Nacional classificou estes serviços em quatro modalidades, entre eles, os tidos como “essenciais”, que correspondem a aqueles que não podem ser cobrados.

Assim, pessoas físicas estão isentas de pagar por operações comuns, desde que não excedam o limite estipulado por mês, como a realização de até quatro saques em terminais de autoatendimento; duas transferências entre contas do mesmo banco; retirada de até dois extratos; consultas pela internet; compensação de cheques e fornecimento de até dez folhas de cheques. A medida vale para conta corrente e poupança.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.