Limpeza de pele


Por RAPHAEL PANARO - AUTO PRESS

23/04/2015 às 06h00

Na França, o modelo é oferecido em sete versões de acabamento

Na França, o modelo é oferecido em sete versões de acabamento

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Ahistória do Peugeot 508 no Brasil foi curta. O sedã médio-grande desembarcou na metade de 2012 com a missão de suceder o 407 e elevar a imagem de sofisticação da marca francesa por aqui. Porém, mesmo com o objetivo de ser vitrine tecnológica, o 508 esbarrou na realidade dos números – e do mercado. A conservadora meta de emplacar 40 veículos/mês se mostrou uma tarefa árdua. Em um ano e meio de comercialização, o 508 emplacou apenas 265 unidades. A partir de dezembro de 2013, a Peugeot decidiu então encerrar a importação do sedã. No resto do mundo, entretanto, a fabricante francesa aposta as fichas no carro. Tanto que o 508 ganhou um facelift em junho de 2014 para tentar a sorte no mercado europeu e, principalmente, no chinês – onde, inclusive, é produzido. O Brasil não deve receber o sedã tão cedo.

A marca buscou trazer a contemporaneidade para a estética do sedã com inspiração no conceito Exalt. Na frente, o modelo assumiu a nova identidade estética da marca francesa – que começou no 308. Grade frontal, capô, para-choque e faróis – com acabamento escurecido – foram redesenhados e deram um tom mais sofisticado ao 508, que ainda traz um filete de luzes diurnas de led e de neblina. A traseira, por sua vez, foi menos modificada, mas ganhou um “ar” mais esportivo. As lanternas mantiveram o desenho com três riscos que simulam a garra de um leão. As medidas são amplas: 4,83 metros de comprimento, 1,45m de altura, 1,83m de largura e 2,81m de distância entre os eixos. O peso varia de acordo com a versão e fica entre 1.390kg e 1.540kg, além do porta-malas ter capacidade de 515 litros.

Mas as novidades do 508 não são só superficiais. Na Europa, o sedã ganhou o motor a gasolina 1.6 litro THP de 165cv, que atende às rigorosas legislações antipoluição da fase Euro 6. Ele substitui o antecessor Euro 5 de 1.6 litro turbinado e 156cv. O modelo ainda estreia um propulsor diesel 2.0 BlueHDi com duas calibrações: 150cv e 180cv. Fecha o trio um conjunto híbrido – turbodiesel e elétrico – que, juntos, fornecem 148cv de potência. O Peugeot 508 pode ser equipado com um câmbio mecânico ou automático, ambos com seis marchas.

Por dentro, a Peugeot visou diminuir a quantidade de botões no habitáculo. Para isso instalou uma central multimídia com tela “touch” de 7 polegadas, que reúne os sistema de informação e entretenimento do veículo. Essa “manobra” abriu espaço no console central para a colocação de objetos. Ar-condicionado com quatro zonas, partida sem chave, sensor de ponto cego, câmera de ré colorida e freio de mão elétrico são outros itens disponíveis no 508. Há também o head-up display, que projeta as principais informações do painel de instrumentos no para-brisa. Na França, o reestilizado Peugeot 508 é oferecido em sete versões de acabamento. A “básica” é a Access, que começa em 27.700 euros – cerca de R$ 91 mil. A “top” GT, chega aos 40.950 euros – o equivalente a R$ 134.500.

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