GRANDALHÃO ALEMÃO
O Volkswagen Touareg reestilizado já está à venda no site da marca alemã no Brasil. O utilitário chega em duas versões: V6 e V8 R-Line. Na primeira configuração, o preço é R$ 248.800, com motor V6 de 3.6 litros e 280cv e 37kgfm de torque. Já a topo de linha parte dos R$ 298.800 e traz sob o capô um V8 de 4.2 litros e 360cv com 45kgfm de torque. Nessa motorização, é possível fazer o zero a 100km/h em apenas 6,5 segundos. Ambas as versões têm transmissão automática de oito velocidades e tração integral.
ESTRELA NERVOSA
A Mercedes-Benz começou a produção do GLE Coupé na fábrica de Tucasloosa, no Alabama, nos Estados Unidos. O SUV chama atenção pelo visual agressivo, que mistura linhas de utilitário esportivo e cupê. A configuração mais “apimentada”, a AMG, é equipada com propulsor 5.5 litros V8 biturbo de 577cv e torque de 77,4kgfm, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. A Mercedes confirmou a chegada do modelo para o Brasil ainda este ano, porém sem data oficial definida.
CAÇAMBA ESPORTIVA
A Shelby – reconhecida pelos carros esportivos – transformou a Ford F-150 Raptor SVT em uma supermáquina “off-road” de 700cv, batizada de Baja 700. Para isso, usou um motor V8 de 6.2 litros e 411cv, que recebeu novo injetor de combustível, compressor mecânico 2.9 Wipple e sistema de exaustão Borla. A picape terá produção limitada apenas a 50 unidades e custará US$ 45 mil, algo em torno de R$ 140 mil.
RÚSTICO FRANCÊS
A Citroën revela sua nova proposta de utilitário esportivo para o Salão de Xangai, na China, que abre suas portas na próxima semana. Trata-se do AirCross Concept, conceito que nada tem a ver com o AirCross vendido no Brasil. Seu visual remete ao C4 Cactus, porém mais agressivo e robusto, com “pitadas” de sofisticação. O modelo mede 4,58 metros de comprimento, 2,10m de largura e 1,80m de altura. O motor é um 1.6 turbo movido apenas a gasolina com 218cv de potência instalado sobre o eixo dianteiro, que recebe a ajuda de outro elétrico de 95cv sob o eixo traseiro.
PESSIMISMO EM ALTA
As previsões para o mercado automotivo em 2015 vão de mal a pior. Mas Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, acredita que o estrago será bem maior do que tudo que já foi projetado para este ano. Para ele, as vendas de automóveis devem terminar dezembro com uma retração de 18% em comparação com 2014.
LONGO PRAZO
A Hyundai promete apresentar seu primeiro carro autônomo até o final desta década. Mas apenas como conceito, já que só deve poder incluir o modelo em seu “line-up” dez anos depois. Enquanto isso não acontece, a marca coreana se prepara para disponibilizar em seus carros mais caros um novo sistema de piloto automático, que alerta o motorista caso haja uma mudança de faixa. A ideia é fazer com que a tecnologia funcione em qualquer velocidade – não apenas a partir dos 60km/h, que se vê atualmente.
LONGE DA CRISE
Março foi um mês histórico para Audi, BMW e Mercedes-Benz. O trio de fabricantes alemãs registrou novos recordes globais de vendas. A BMW conquistou 186.126 consumidores, 16,9% acima do registrado em 2014, totalizando 428.259 unidades no primeiro trimestre. Já a Mercedes teve crescimento de 15,7%, com 183.467 emplacamentos. A Audi subiu menos, 6,1%, com seus 177.950 exemplares comercializados.
AÇÃO PREVENTIVA
A Ford registrou, nos Estados Unidos, a patente de uma inédita transmissão automática com 11 velocidades. O documento inclui três configurações diferentes do câmbio, com combinações de engrenagens, embreagens e freios. Mas a marca americana tratou logo de informar que isso não significa que a peça seja lançada. A estratégia seria apenas para proteger futuras novas ideias da fabricante.
TECNOLOGIA COMPARTILHADA
A Fiat Chrysler Automobile já bateu o martelo sobre os dois motores de alto desempenho que serão usados pela Alfa Romeo. Os propulsores, um Ferrari a gasolina de seis cilindros e outro de quatro cilindros com opção diesel e a gasolina, serão fabricados em Termoli, na Itália. Para isso, o grupo FCA investirá mais de 500 milhões de euros, cerca de R$ 1,6 bilhão, suficientes para garantir uma linha de produção de 200 mil unidades por ano.