Moradores reclamam de corte de palmeiras em condomínio
Um leitor que preferiu não se identificar enviou pelo whatsapp da Tribuna, imagens do corte de várias palmeiras imperiais realizado pela Empav na tarde desta quarta-feira (15), no condomínio Bosque Imperial, no Bairro São Pedro, na Cidade Alta. A cena causou a indignação de alguns moradores que acompanharam os trabalhos de remoção das árvores.
Por meio de nota, a assessoria da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) informou que, após constatação, foi verificado que se trata de um loteamento aprovado, sendo a via, então, pública. “Houve manifestação dos moradores e integrantes da Associação de Moradores do bairro, pois as árvores impediam os pedestres de transitarem pelas calçadas. Foi feito então uma solicitação de corte à SMA, pois as árvores ofereciam risco à integridade física das pessoas que acabavam sendo obrigadas a transitarem pelas ruas.
A nota informa, ainda, que o Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (DEAPREN) da SMA autorizou a supressão, entendendo a garantia da acessibilidade das pessoas e a proteção de sua integridade física. “Cumpre registrar ainda que os solicitantes apresentaram dispositivos do Código de Posturas do Município que dispõe sobre a mobilidade urbana, proibindo barreiras que dificultem ou impeçam o livre trânsito de pedestres.”