BR-040 ganha placas de travessia de animais silvestres


Por Guilherme Arêas

30/03/2015 às 12h28

Quarenta pontos entre JF e Brasília estão recebendo as novas placas (Foto: Divulgação/Via 040)
Quarenta pontos entre JF e Brasília estão recebendo as novas placas (Foto: Divulgação/Via 040)

Terminam nesta segunda-feira (30) os trabalhos de instalação de 40 placas que alertam os motoristas sobre a presença de animais silvestres na BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Brasília. Só até Belo Horizonte, são dez pontos de atenção, nos municípios de Barbacena, Carandaí, Cristiano Otoni e Itabirito. A instalação está sendo realizada pela Via 040, concessionária que administra a estrada entre Juiz de Fora e a capital federal. Ao longo desses 936,8 quilômetros, a BR-040 passa por áreas de relevância ambiental, como o Parque Estadual de Paracatu, o Monumento Natural Serra da Moeda, corredores ecológicos, áreas de veredas e lagoas, dentre outros biomas. Essas regiões são habitadas por vários espécimes silvestres, como lobos-guará, tatus e tamanduás. Conforme a Via 040, as placas têm a função de alertar os motoristas para que diminuam a velocidade e redobrem a atenção nesses trechos.

Os pontos de instalação da sinalização foram definidos com base no levantamento de dados do Centro de Controle Operacional (CCO) da Via 040, nas áreas de relevância ambiental previamente mapeadas e no estudo de impacto ambiental desenvolvido para as obras da BR-040.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.