Mercedes não comparece a reunião em Brasília
Atualizada às 14h50
O encontro com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, articulado pela deputada federal Margarida Salomão (PT) para discutir sobre o futuro da planta local da Mercedes-Benz, não contou com representantes da montadora. Convidados pelo próprio ministro, os executivos não justificaram a ausência. Além da parlamentar, participaram da reunião, ocorrida nesta quinta-feira (9), em Brasília, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg-Zona da Mata), Francisco Campolina e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, João César da Silva.
Margarida Salomão, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que o ministro se comprometeu em convocar a diretoria da Mercedes para uma mesa ministerial, em que será negociada a permanência da fábrica em Juiz de Fora, com o objetivo de manter os postos de trabalho. A assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou à Tribuna que tanto o prefeito Bruno como a deputada Margarida explanaram sobre os prejuízos que a saída da montadora de Juiz de Fora podem causar ao Município e ao Estado. Diante dos relatos, segundo a PJF, Mauro Borges teria ficado sensibilizado e certificado ao grupo que irá buscar meios para manter a montadora na cidade.
[Relaciondas_post]
Protesto
Funcionários da montadora, que entram nessa sexta-feira no quarto dia de greve, se reuniram na quinta em assembleia no Sindicato dos Metalúrgicos. Dentre os assuntos discutidos, está a utilização das redes sociais para compartilhar fotos e vídeos das ações realizadas pelos metalúrgicos juiz-foranos.
O encontro contou com a participação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), acompanhados da militante Geanini Hackbardt, além do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Público Urbano (Sinttro), Claudinei Janeiro.
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (10), o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, Philipp Schiemer, disse que compareceu todas as vezes que foi convidado pelo ministério. Ele informou, ainda, que participou de uma reunião na semana passada e que tem outra agendada para a próxima.