Professores participam de encontro de alfabetização


Por Guilherme Arêas

23/02/2015 às 20h22

Evento acontece no Instituto Granbery (Foto: Fernando Priamo/23-02-15)
Evento acontece no Instituto Granbery (Foto: Fernando Priamo/23-02-15)

Acontece esta semana, no Colégio Metodista Granbery, o II Encontro de Professores Alfabetizadores: cultura, arte e educação. Iniciada nesta segunda-feira (23), a reunião entre os profissionais visa à troca de experiências vividas em sala de aula. De acordo com a coordenadora do pólo do programa em Juiz de Fora, Luciane Manera Magalhães, nos dois primeiros dias, os professores apresentam o que foi trabalhado em cada município. Neste ano, participam do evento 204 cidades.

A professora de português Andréia Machado é a orientadora da cidade de Ervália (MG). Ela participa das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) desde 2012 e conta que as transformações no ensino são visíveis. “A gente percebe a diferença nas atividades em sala de aula, com o uso de jogos, de cantinhos de leitura, da sequência didática. A aula se torna mais prazerosa tanto para o aluno quanto para o professor. Principalmente em matemática, conseguimos observar maior interesse dos alunos porque eles aprendem brincando.”

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, as atividades vão ser centralizadas no Cine Theatro Central, onde acontecerão mesas redondas e apresentações culturais. “O II Encontro visa oportunizar ao professor um contato mais próximo com a universidade e a permite a troca experiências. O programa possibilita ainda que a UFJF contribua com a formação desses professores”, enfatiza Luciane. Na quinta-feira, último dia do evento, os professores irão participar de palestras, oficinas e mini-cursos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.