Procon/JF dá início à fiscalização em lojas de brinquedos


Por Juliana Netto

07/10/2014 às 15h03

Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, e visando ao cumprimento das normas ligadas a produtos para crianças, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu início nesta terça-feira (7) à fiscalização em shoppings, lojas de departamento e estabelecimentos especializados em brinquedos na cidade. Os fiscais vão analisar dados como precificação, formas de pagamento, procedência dos produtos e informações obrigatórias na embalagem, como classificação etária e aprovação do Inmetro.

A orientação do órgão é para que os consumidores deem preferência aos pagamentos à vista. Caso exista opção de parcelamento e ou à vista, os dois preços devem ser informados pelos lojistas.

PUBLICIDADE

Informações de troca e prazo para realizá-la deverão ser informadas na nota fiscal ou na etiqueta do produto vendido. Há o alerta para exigência da nota fiscal, tanto para eventual troca, caso seja oferecida pelo comerciante, como para cobertura da garantia.

Embalagem e manuais de instruções dos produtos também devem informar a faixa etária a que se destina o produto, além de eventuais riscos, número de peças, regras de montagem, modo de usar, nome do fabricante ou importador e se ele faz parte de uma série ou coleção.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.