Mineiro capta 550 litros de água da chuva


Por Júlia Pessôa

03/02/2015 às 13h01- Atualizada 03/02/2015 às 13h02

cabec_agua1

Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

Em vez de só esperar por uma forcinha da meteorologia para amenizar a situação crítica em que se encontram os mananciais do estado – e de quase todo o país -, o funcionário público Wagner André Oliveira decidiu tomar uma atitude consciente em prol da economia de água. “Temos dois carros na garagem e meu tio tem também uma empresa que aluga brinquedos para festas infantis. Gastávamos muita água com este tipo de limpeza, e resolvi inventar essa ‘geringonça’ para reaproveitar a da chuva”, conta ele, morador de Guarará, a 35 km de Juiz de Fora.

[Relaciondas_post] Só durante a chuva que caiu ontem na região, Wagner conseguiu captar 550 litros de água com o artefato, feito com um pedaço de calha, um cano e uma caixa d’água. “Comprei a caixa d’água especialmente para isso, mas vale a pena, porque a economia é muito grande. Precisamos que as pessoas se sensibilizem para a escassez de água, que vem atingindo o Brasil inteiro”, diz ele. “É algo muito fácil de se fazer, qualquer pessoa pode fabricar algo parecido em casa”, incentiva Wagner.

Campanha

Arquivo pessoalVocê também pode compartilhar sua ação. Na quinta-feira (29), a Tribuna lançou uma campanha convidando leitores a compartilharem ideias de economia de água, como a de Wagner. O objetivo é aumentar o alerta sobre os riscos do desperdício e criar um canal de compartilhamento para que todos consigam alcançar a meta de fazer um uso cada vez mais consciente deste bem tão precioso. Para compartilhar é fácil. Basta entrar em nossa editoria Minha Tribuna e preencher o formulário enviando seu texto, foto e/ou vídeo. Os arquivos devem ter até 2MB, nas extensões MP4, JPG, PNG ou GIF. As ideias serão divulgadas no site e nas redes sociais da Tribuna com a hashtag #eunaodesperdicoagua .

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.