Da máquina de lavar para a limpeza


Por Tribuna

02/02/2015 às 20h24


Foram necessários apenas uma hora e meia, R$ 120 e uma dose de criatividade para o aposentado Antônio Carlos Carnout Rocha, de 54 anos, criar um sistema de aproveitamento de água. Com um galão de 200 litros e uma torneira, o juiz-forano, que mora no Rio de Janeiro, armazena o líquido que seria jogado fora da máquina de lavar roupas e reutiliza para limpeza da casa.

O sistema funciona de maneira bem simples. A mangueira da máquina de lavar é colocada dentro de um galão, onde a água é despejada após o uso. Para reutilizar, basta abrir a torneira, instalada na parte baixa do barril. Segundo o aposentado, a iniciativa foi desenvolvida após ele verificar outras ideias semelhantes. “Eu adaptei à minha necessidade”, diz.

PUBLICIDADE

“Temos cachorro em casa e, por isso, lavamos o quintal duas vezes ao dia. Levando-se em conta que, a cada vez, gastamos uns dois baldes de água, com o reaproveitamento podemos economizar entre 60 e 70 litros por dia. No fim do mês, poderemos baixar nossa conta, que hoje é de uns R$ 250, e ainda ajudar o meio ambiente”, calcula.

Antônio ainda pretende economizar mais. “Quero também captar água da chuva para aguar o jardim e também usar em limpezas gerais. Só preciso encontrar o galão para comprar, porque o ideal é usar algum recipiente de produto alimentício, detergente ou qualquer outro sem contaminação”.


Minha Tribuna

A Tribuna lançou uma campanha convidando leitores a compartilharem ideias de economia de água. O objetivo é aumentar o alerta sobre os riscos do desperdício e criar um canal de compartilhamento para que todos consigam alcançar a meta de fazer um uso cada vez mais consciente deste bem tão precioso. Para compartilhar é fácil. Basta entrar em nossa editoria Minha Tribuna e preencher o formulário enviando seu texto, foto e/ou vídeo. Os arquivos devem ter até 2MB, nas extensões MP4, JPG, PNG ou GIF. As ideias serão divulgadas no site e nas redes sociais da Tribuna com a hashtag #eunaodesperdicoagua.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.