Risco de travessia próximo a rotatórias na Zona Sul


Por Tribuna

30/01/2015 às 07h00- Atualizada 30/01/2015 às 08h37

Sem faixa, pedestre tem que ter atenção redobrada para atravessar em frente à Ascomcer

Sem faixa, pedestre tem que ter atenção redobrada para atravessar em frente à Ascomcer

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Movimento intenso na Ladeira Alexandre Leonel

Movimento intenso na Ladeira Alexandre Leonel

O intenso fluxo de veículos e a falta de sinalização para travessia têm dificultado a circulação de pedestres próximo a rotatórias nos bairros Cascatinha e Estrela Sul. Em geral, a sinalização é apropriada apenas para os carros, o que obriga as pessoas a se arriscarem. Muitas vezes, o pedestre precisa primeiro chegar ao canteiro central correndo para depois alcançar a outra margem da via. Embora a Settra justifique que não seja possível implementar as faixas de pedestre nas rotatórias, dada a falta de visibilidade aos motoristas, há poucos locais para travessia nas proximidades.

Em agosto do ano passado, a Tribuna havia denunciado o problema em pontos ao longo da Avenida Itamar Franco, principalmente na descida até o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Perto do viaduto da Curva do Lacet, a rotatória em frente à Ascomcer, é um ponto que exige atenção e que tem grande circulação de pedestres. Quem necessita atravessar não encontra faixas. “É horrível. A gente tem que ficar o tempo todo olhando de um lado para o outro com o risco de ser atropelado. Passo por aqui todos os dias e sou obrigada a esperar um bom tempo”, reclama a atendente comercial Raiza Lutz.

No momento em que a Tribuna esteve no local, foram registrados alguns flagrantes de pessoas atravessando em meio aos veículos, inclusive idosas e outras com crianças de colo. O motorista profissional Adelino Mauro da Silva reforça que é preciso mais atenção do Poder Público. “Por se tratar de acesso a um hospital, tinha que melhorar. Existe esse retorno que dificulta o trânsito para os motoristas, e ainda há pouca sinalização. O pedestre infelizmente acaba se arriscando já que não existe educação no trânsito. O pessoal não respeita mesmo.”

Em ambos os sentidos, a velocidade máxima permitida no trecho da Itamar Franco é de 40 km/h. A única opção segura para o pedestre é se deslocar por cima do Viaduto da Curva do Lacet e descer um escadão, que atualmente encontra-se em mau estado de conservação, sem iluminação e tomado por mato nas laterais. Do lado oposto da via, entre o Independência Shopping e a outra margem da avenida de acesso à Ascomcer, não existe sinalização horizontal que permita a travessia com segurança.

Ladeira Alexandre Leonel

No topo da Ladeira Alexandre Leonel, uma rotatória que divide os bairros Estrela Sul e Cascatinha faz com que a travessia também seja insegura. A única faixa de que existe próximo ao local está a 200 metros, na descida da ladeira, em frente a um hipermercado. A subida e a descida de veículos em alta velocidade dificultam a parada dos condutores para facilitar a passagem de algum pedestre. “É muito perigoso, ainda mais porque atravessam crianças. É preciso uma faixa. Qualquer benfeitoria que a Prefeitura fizer aqui para melhorar a vida do pedestre, será bem-vinda”, diz o eletricista Francisco Nascimento.

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Ainda no local, uma ocorrência frequente, também flagrada pela Tribuna, é a de filas de veículos que se formam nos canteiros centrais, tanto para acessar o Bairro Estrela Sul, quanto o Independência Shopping. Em horários de pico, alguns motoristas não respeitam o sinal de parada obrigatória e acabam atravessados na via até que esta seja liberada.

Em nota, a Settra admite que, tanto na rotatória da Ascomcer, quanto na do Estrela Sul, a travessia não é segura “devido a questões estruturais das vias”. De acordo com a secretaria, o principal fator que justifica a não implantação das faixas horizontais, seguindo orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é a falta de visibilidade tanto do pedestre quanto do condutor. A Settra alega que há locais próximos que possibilitam a travessia. Sobre a implantação de semáforo, a secretaria considera que a estrutura não permite a adoção deste equipamento e que está estudando a melhor medida para estes trechos.

Pedestre precisa se deslocar em ladeira

Na Ladeira Alexandre Leonel, altura da rotatória do Estrela Sul, a falta de faixas de pedestres também cria uma complicação para os pedestres. Hoje existe apenas uma faixa, em frente a um supermercado. Além desta, se o pedestre quiser atravessar com segurança, é necessário se deslocar até o cruzamento da Rua São Mateus com a Rua Professor Freire, a 500 metros dali. A velocidade máxima permitida aos motoristas na via é de 30 km/h, embora alguns desçam com o veículo acima do permitido. Até para os pedestres que desembarcam de ônibus em frente à Fundação Espírita João de Freitas e precisam seguir até a Rua Guaçuí, do outro lado da via, não há faixa para atravessar.

A Settra informa que, apesar de existir o local definido para a travessia e a sinalização estar em dia, enviará um técnico até o trecho para verificar se existe outro equipamento que possa ser adotado para reforçar a sinalização.

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