Mostra de Cinema de Tiradentes começa com homenagem a Dira Paes


Por Marisa Loures

24/01/2015 às 17h30- Atualizada 24/01/2015 às 17h50

Cravada aos pés da Serra de São José, a pequena Tiradentes dá as boas-vindas à sua 18ª Mostra de Cinema debaixo de chuva e queda na temperatura. Mas nem de longe isso é motivo para ofuscar a festa, que homenageia a atriz Dira Paes, cuja trajetória no cinema chegou a três décadas. Em um Cine-tenda lotado, a paraense foi recebida sob os aplausos da plateia. “Dira, você é muito linda”, gritou uma mulher, que ainda correu para abraçar a estrela, carismática, aos 45 anos. “Quero poder comemorar, pelo menos, mais 30 anos de carreira”, afirmou Dira.

Marcada para as 21h, a exibição de “Órfãos do Eldorado” começou às 22h30.  Com Daniel de Oliveira e Mariana Rios também no elenco, o longa que trata do amor incestuoso entre Arminto Cordovil, personagem de Daniel, e Florita, de Dira, parece ter agradado o espectador na sua pré-estreia nacional. Em 96 minutos, a produção põe em destaque a paisagem amazonense, que é elevada à quase protagonista da trama. A força de interpretação do casal principal salta aos olhos até nos momentos de silêncio, que é quando a expressão corporal dos atores fala por si só. Além da equipe de “Órfãos do Eldorado”, passaram pelo festival, nesta sexta-feira (23), a atriz Sophie Charlotte e o casal  Miriam Freeland e Roberto Bontempo.

PUBLICIDADE

Atrações de domingo

No domingo (25), a programação começa às 10h30, com o primeiro da série “Encontro com a crítica, diretor e público”. Quem vai para a roda de discussão neste terceiro dia de evento são os diretores de “Revoada”, José Umberto Dias, e “A batalha de Maria Antônia”, de Vera  Egito. Também haverá lançamentos de livros, exibição de curtas e longa-metragens e show com Arrigo Barnabé, apontado como um dos grandes nomes da moderna música brasileira.

Dentre as pré-estreias nacionais previstas para a temporada cinematográfica, quatro ocorrem no domingo: “Pingo d’Água”, de Taciano Valério, “A despedida”, dirigida por Marcelo Galvão e Nelson Xavier no elenco, “Obra”, de Gregório Graziosi, e “Infância”, de Domingos Oliveira. Este último leva para a telona um elenco de peso, que inclui Fernanda Montenegro, Paulo Betti e Maria Flor. Programação completa em http://www.mostratiradentes.com.br.

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.