Pimentel é eleito governador de Minas no primeiro turno
Atualizada às 23h30
Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PT ao Governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi eleito governador com quase 5,4 milhões de votos, o que corresponde a 52,97% do total. O ex-prefeito de Belo Horizonte derrotou Pimenta da Veiga (PSDB) já no primeiro turno.
Segundo o petista, o resultado da eleição foi a derrota da “arrogância” daqueles que se achavam “soberanos, donos dos votos e da vontade alheia”. Pimentel ainda salientou que vai participar da campanha de Dilma no segundo turno como “cidadão”, porque “o governador de Minas está fora”.
Com 41,9%, o tucano ficou na segunda posição, em um desempenho que coloca fim a uma hegemonia de seu partido, que comanda o Executivo estadual há quase 12 anos, após duas eleições consecutivas do ex-governador Aécio Neves (2003-2010) e de Antônio Anastasia (2011-2014), que deixou o cargo no início do ano para concorrer a senador, cargo para o qual foi eleito neste domingo (5).
Ex-prefeito de Juiz de Fora em três oportunidades, Tarcísio Delgado (PSB) teve quase 4% do eleitorado. Somados, os demais candidatos – Fidélis Alcântara (PSOL), Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC) e Túlio Lopes (PCB) – têm pouco mais de 1% do eleitorado, o que contribuiu para encerrar as chances da disputa de um segundo turno entre Pimentel e Pimenta.