Consultas em JF para transplante de córnea


Por Guilherme Arêas

14/01/2015 às 07h00

Os pacientes com indicação ou rejeição de transplante de córnea começarão a ser atendidos em Juiz de Fora. A iniciativa foi possível devido a uma parceria realizada entre a Prefeitura e a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), que passará a oferecer, a partir desse mês, consultas aos usuários com este tipo de enfermidade.

De acordo com o chefe do Departamento de Apoio Diagnóstico e Terapias da Secretaria de Saúde, Sydney Castro dos Reis, antes da parceria, os usuários eram encaminhados a Sorocaba (SP) para realizar as consultas. “A Santa Casa (de Juiz de Fora) realiza os transplantes, mas tínhamos dificuldade de inserir os candidatos na fila de espera do estado, pois lá não há ambulatório oftalmológico. A gente negociou com a Acispes, que implantou um ambulatório para realizar as consultas do pré-operatório e pós-operatório. Mas os transplantes continuarão a ser realizados na Santa Casa.” Para receber o atendimento na unidade, o usuário deve procurar uma unidade de atenção primária à saúde (Uaps) para conseguir o agendamento.

PUBLICIDADE

Sydney ressalta que a iniciativa é um grande avanço para a saúde do município. “O paciente não vai mais concorrer com todo o país, somente com o estado. O médico estará mais próximo, e o acesso será mais fácil. Haverá maior agilidade. Os casos mais complexos, porém, devem continuar sendo encaminhados para Sorocaba.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.