Juiz de Fora tem duas ocorrências de violência contra mulher nesta terça
Ambos os atendimentos aconteceram na região central e foram realizados pela Guarda Municipal; em um deles, vítima de 17 anos estava grávida
Equipes da Guarda Municipal agiram, na manhã desta terça-feira (14), em duas ocorrências de violência contra mulher praticadas em vias públicas de Juiz de Fora. No primeiro caso, que aconteceu por volta das 8h40, guardas foram chamados por populares para proteger uma jovem, de 23 anos, que teria sido agredida por um homem, de 60 anos, nas imediações do Pronto Atendimento Infantil (PAI), na Avenida dos Andradas. De acordo com informações do órgão, após agredir a mulher, o autor teria fugido do local. Posteriormente, o mesmo foi localizado pelos guardas e recebeu voz de prisão, sendo encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, em Santa Terezinha, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele deverá se apresentar em juízo, em data futura, para responder sobre a agressão.
Já na segunda ocorrência, que aconteceu por volta das 11h30, outra equipe da Guarda Municipal flagrou a agressão de um rapaz, de 21 anos, à namorada grávida, de 17 anos, na Avenida Itamar Franco, altura do número 1.522. Até o momento da publicação desta matéria, a ocorrência ainda estava sendo registrada pela Polícia Civil. Entretanto, de acordo com a Guarda Municipal, o autor pode ser enquadrado na lei 11.340, conhecida como Maria da Penha.
Em comunicado à imprensa, a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, afirmou que a intervenção dos guardas fortalece uma rede de ação para quebrar um ciclo de intensificação da violência contra a mulher. “A violência contra a mulher tem como característica o fato dela ser um ciclo, ou seja, essas violências vão se intensificando ao longo do relacionamento. Uma mulher que é vítima de feminicídio ou de uma lesão corporal mais grave, dificilmente, é a primeira violência que ela sofre. Então, no momento em que a Guarda Municipal, as instituições de segurança pública, conseguem ter uma ação incisiva contra aquele que está praticando violência contra a mulher em via pública, isso fortalece a rede a partir de uma ação para tentar quebrar esse ciclo de intensificação da violência”, ressaltou.
Fórum discute violência contra mulher na próxima semana
Para discutir a violência contra a mulher, será realizado, no dia 22 de março, o fórum “Violência contra a Mulher: múltiplos olhares, desafios e perspectivas”. O evento, que acontecerá
no teatro Paschoal Carlos Magno, será aberto pela prefeita Margarida Salomão (PT) às 9h, e deve reunir diversos atores do atendimento e assistência às vítimas de violência em Juiz de Fora para debate. Os interessados em participar podem se inscrever por meio deste link.