Restaurante Popular oferecerá almoço gratuito para população em situação de rua
Por meio do projeto “Final de semana sem fome”, refeições serão servidas das 11h às 13h aos fins de semana e feriados
A partir deste sábado (4), o Restaurante Yeda Duarte Gomes, conhecido como Restaurante Popular, passou a oferecer almoço gratuito para a população em situação de rua.
O projeto intitulado de “Final de semana sem fome” prevê a oferta de cerca de 400 refeições por dia durante os fins de semana e feriados, das 11h às 13h, para as pessoas cadastradas pelos equipamentos da assistência social da cidade. Indivíduos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, entre outros, podem ter acesso às refeições.
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), serão servidas cerca de 400 marmitex no espaço, ampliando o acesso que era disponibilizado anteriormente, quando eram servidas 175 refeições às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela Assistência Social na Fundação Maria Mãe e no Centro Pop.
Na estreia do projeto, neste sábado, a prefeita Margarida Salomão esteve presente e visitou a cozinha da unidade, acompanhada da secretária de Assistência Social, Malu Salim. Na ocasião, por meio da assessoria da PJF, ela afirmou que essa é mais uma iniciativa para combater a fome no município, tal como a Mesa da Cidadania, a oferta de café da manhã nas escolas e creches e a oferta de almoço mesmo no período de recesso escolar. “Em Juiz de Fora a cidade não fecha mais para quem tem fome. A gente espera com isso garantir os direitos e cidadania para todos e todas”, disse a prefeita.
O mesmo afirmou a secretária Malu Salim, destacando que o acesso ao alimento é um direito humano e que segurança alimentar é uma prioridade durante essa Administração, apontando ainda que é preciso sempre ampliar esses serviços. “No Restaurante Popular as pessoas em situação de rua terão mais dignidade para consumir sua refeição. Com uma alimentação balanceada em um espaço adequado e com segurança”, disse.