Exposição realça a beleza de alimentos vistos como inapropriados

Pauline Daniel foi convidada a pensar em um trabalho que tem como foco o combate ao desperdício; mostra vai ser apresentada na Aliança Francesa


Por Tribuna

03/03/2023 às 09h21

Fotógrafa, além de dissecar as frutas e os legumes, trabalha com as luzes do estúdio para destacar o sabor intrínseco do produto (Foto: Pauline Daniel)

Estreia na Aliança Francesa, nesta segunda-feira (6), a exposição “Sob a pele”, que reúne 20 fotografias feitas por Pauline Daniel. A mostra marca, também, a inauguração da nova sede da escola, que passa a funcionar no Shopping Alameda (Rua Moraes e Castro 300 – Centro), na sala 220. As visitações podem ser feitas até o dia 20 de abril, de segunda a sexta, das 15h às 20h.

Metade das fotografias foram feitas no Rio de Janeiro, enquanto a outra parte na França. A série começou a ser produzida em 2014, a partir de uma proposta que a artista recebeu de bancos alimentares franceses para trabalhar a questão do combate ao desperdício. A proposta foi explorar a beleza dos alimentos, realçando a estética da matéria.

PUBLICIDADE

O trabalho continuou a partir de uma proposta da Embaixada da França no Rio de Janeiro de focar nas frutas especificamente brasileiras durante uma residência criativa. Nesse processo, a artista acabou descobrindo, inclusive, frutas raras, bem como as diferenças de consumo entre os países. Assim como na França, a ideia era apresentar as frutas que, comercialmente, podem ser vistas como inapropriadas, mas, na verdade, estão perfeitamente adequadas ao consumo.

Tanto na França quanto no Brasil, Pauline, além de dissecar as frutas e os legumes, trabalhou com as luzes do estúdio para destacar o sabor intrínseco do produto. Isso faz com que o espectador, que é consumidor, passe a questionar as aparências que se revelam, muitas vezes, enganadoras.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.