PJF prorroga vacinação contra meningite até 30 de abril

Decisão segue recomendação do Estado e contempla todo o público estendido da campanha


Por Tribuna

01/03/2023 às 13h33

Nesta quarta-feira (1º de março), o estado de Minas Gerais prorrogou o fim da campanha de vacinação contra a meningite para o final de abril. Com a decisão, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, através de nota, que vai prosseguir com a imunização contra a doença para o público-ampliado até o dia 30 de abril. Podem receber as doses do imunizante Meningocócica C os jovens de 16 a 30 anos, trabalhadores da educação superior e de escolas técnicas acima dos 16 anos de idade, profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais e os estudantes universitários (sem limite de idade).

Em Juiz de Fora, as doses são aplicadas para todo o público nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h. Adolescentes com idades entre 16 e 18 anos também podem se vacinar no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), das 8h às 14h. De acordo com os órgãos da saúde, essa dose pode ser recebida conjuntamente com a vacina contra a Covid-19 sem qualquer tipo de problema.

PUBLICIDADE

A vacina meningocócica C (conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço ao primeiro ano de idade. Os adolescentes de 11 e 14 anos também podem receber as doses. A doença meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), sendo considerada grave, e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.