APL do Queijo Minas do Caminho Novo é reconhecido oficialmente

Arranjo envolve sete cidades da região; certificado foi concedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico


Por Bernardo Marchiori, estagiário sob supervisão de Fabíola Costa

01/03/2023 às 09h00

Queijo Minas do Circuito do Caminho Novo é o primeiro desta categoria a ser reconhecido como objeto de APL (Foto: Felipe Couri)

O Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo se tornou, oficialmente, o primeiro desse produto a receber reconhecimento pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) em Minas Gerais. O certificado foi publicado no último sábado (24), no Diário Oficial do estado.

A proposta havia sido enviada em 2022 e envolvia as sete cidades que integram o Circuito Turístico do Caminho Novo: Juiz de Fora, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Simão Pereira e Santos Dumont. Elas possuem alta produção de leite e seus derivados, dentre eles o queijo minas frescal. De acordo com a PJF, são mais de 1.680 produtores familiares e cerca de 655 não familiares, dentro da bovinocultura do leite.

PUBLICIDADE

O APL do Queijo Minas do Caminho Novo foi desenvolvido com o objetivo de comprovar o protagonismo local do produto e a importância econômica e social deste setor produtivo para o desenvolvimento da região. Conforme reportagem da Tribuna em matéria de julho de 2022, existem cerca de 150 laticínios produtores de queijo regularizados com algum tipo de selo de inspeção na microrregião.

União

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) da PJF, Fabiola Paulino da Silva, coloca o certificado como uma grande conquista para os produtores de queijo de Juiz de Fora e demais municípios que compõem o arranjo. “A união dos produtores das diferentes localidades foi de máxima importância para o reconhecimento, e é necessário mobilizar, cada vez mais, todos eles, os protagonistas do APL Queijo Minas do Caminho Novo”, destaca.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, enfatizou que o reconhecimento do APL pelo estado aconteceu depois de um intenso processo de construção dos produtores de queijo, poder público dos municípios e diferentes atores de várias cidades. “Isso traz visibilidade para o setor e dá início a um grande trabalho que visa tornar este segmento cada vez mais forte e próspero. Cabe agora à governança do arranjo, formada por produtores representantes dos municípios e instituições, definir metas e traçar estratégias para o sucesso do APL”, cobra o secretário.

A cerimônia de entrega do certificado de reconhecimento do APL do Queijo Minas do Caminho Novo deve acontecer ainda neste primeiro semestre.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.