Busca por vacina bivalente contra Covid-19 movimenta UBS em Juiz de Fora
Idosos reclamam que imunizante não está sendo aplicado no Departamento de Saúde da Rua Batista de Oliveira
O primeiro dia de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 causou fila na Unidade Básica (UBS) de Saúde Centro Sul, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, número 3132, único local que está oferecendo o imunizante na região central. A partir desta segunda-feira (27), idosos com 75 anos ou mais podem buscar os imunizantes nas UBS da cidade. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), são estimadas cerca de 100 mil pessoas para receber o imunizante nesta primeira fase da campanha.
No último dia 16 de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) recebeu o primeiro lote de vacinas bivalentes. No total, foram entregues 35.472 doses, que foram distribuídas entre as 37 cidades da área de abrangência. Dessas, 27.204 doses foram destinadas à Juiz de Fora.
Nesta nova fase do reforço da Covid, o imunizante não está sendo aplicado no Departamento de Saúde do Idoso, que fica na Rua Batista de Oliveira, número 943, no Centro do município, apenas nas UBSs, o que causou insatisfação por parte de alguns idosos. De acordo com as reclamações ouvidas pela reportagem, muitos deles chegaram a se deslocar até o local em busca do imunizante, mas foram informados de que o serviço não estaria sendo oferecido pelo departamento. Na última sexta-feira (24), a Prefeitura havia divulgado em seus canais de comunicação que a vacina seria ofertada somente nas Unidades Básicas de Saúde.
Raimundo Alves, de 87 anos, reclamou da extensa fila que se formou no passeio da UBS Centro Sul. Para ele, uma forma de agilizar o processo seria dividir a demanda entre a unidade da Avenida Rio Branco e o Departamento de Saúde do Idoso. Íris Rezende, de 83 anos, e Aldair de Souza Castro, de 75 anos, concordam com a fala de Raimundo. “Está uma fila muito grande para a nossa idade. Além de ser mais fácil se deslocar até o Departamento de Saúde Idoso, se fosse lá, ia distribuir melhor também a quantidade de pessoas para atender”, comenta Íris.
Em nota divulgada à Tribuna, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que, conforme a demanda, vai avaliar a viabilidade da abertura de novos postos de vacinação. Neste momento, as vacinas bivalentes contra a Covid-19 estão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, no horário de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, exceto nas quintas-feiras, em que o funcionamento das Unidades no período da tarde é de 13h às 14h30.
Luzia Rosa de Andrade, de 80 anos, estava a caminho do Departamento de Saúde do Idoso quando viu a fila na Avenida Rio Branco e perguntou sobre a aplicação da vacina. Luzia está com o cartão de vacina atualizado e decidiu tomar o reforço logo no início da aplicação para ter uma segurança maior em relação a doença. “Sempre tomei as outras no início. Mesmo com a pandemia em baixa, é importante tomar as doses de reforço para manter a proteção.”
Infectologista destaca importância de reforço
O infectologista Marcos Moura destaca a importância da vacina bivalente para reforçar a proteção contra a Covid-19, principalmente em relação a variante ômicron, cuja transmissão é rápida. “Mesmo que a doença esteja causando reações mais brandas em pessoas já vacinadas, a população com saúde debilitada ou os idosos pode ter um desfecho desfavorável, levar a uma internação e até mesmo provocar uma pneumonia”, explica o infectologista.
O médico também reforça que a vacina foi a responsável pelo abrandamento da pandemia, por isso, o recomendado é que a população continue atualizando o cartão vacinal. “Ao vacinar um grande número de pessoas, conseguimos reduzir a cadeia de transmissão do vírus e a possibilidade de mutações virais. Hoje, a bivalente protege contra vírus que não existiam no início da pandemia, então as pessoas que tomaram as vacinas anteriores ainda são suscetíveis a vírus em outras mutações, como a ômicron.”
Horários e outras informações
Para receber a vacina bivalente, é necessário que a pessoa esteja vacinada com, ao menos, duas doses dos imunizantes contra a Covid-19, após intervalo de quatro meses. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, exceto às quintas-feiras, quando o funcionamento das unidades no período da tarde é das 13h às 14h30.
Além das UBSs, o imunizante também será aplicado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Como destacado pela PJF, o novo imunizante oferece proteção contra o vírus original da Covid-19 e contra a variante Ômicron.