Edital de licitação da BR-040 entre Rio e BH deve ser publicado até junho

Projeto de concessão total da rodovia, que vai de Brasília ao Rio, foi subdividido em três trechos na expectativa de atrair empresas após desistência da Via 040


Por Sandra Zanella

10/02/2023 às 07h43

O edital da nova licitação do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro deve ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agência destaca que, após a realização de estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental, foi identificada a necessidade de subdividir o projeto de concessão da 040, que vai de Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Goiás e Minas Gerais, em três novos trechos a serem concedidos separadamente, tornando-os mais atrativos.

Confira a situação burocrática de cada um dos segmentos, segundo informações da ANTT:

BR-040 entre Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG): “O Plano de Outorga e as minutas de edital do novo contrato de concessão encontram-se em análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Os documentos foram enviados em 8 de setembro para a corte. Antes disso, a ANTT promoveu consulta pública, que recebeu 419 protocolos, analisados pela equipe técnica da agência.” Segundo a autarquia federal, a concessão do principal corredor rodoviário entre os estados fluminense e mineiro busca a melhoria do nível de serviço ofertado, assegurando maior fluidez, confiabilidade e segurança do transporte de cargas e de passageiros. “A estimativa é que mais de 66 mil veículos trafeguem pela rodovia diariamente. Com a concessão, além dos investimentos em infraestrutura e serviços na ordem de R$ 9,2 bilhões em 30 anos de contrato, são esperados 117 mil novos empregos diretos, indiretos e efeito renda.”

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BR-040 entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte (Rota dos Cristais): “Foi realizada recentemente audiência pública para colher sugestões e contribuições às minutas de edital e de contrato de concessão ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade referente ao trecho. Após análises das sugestões colhidas, o projeto segue para análise do TCU.”

BR-040 entre Distrito Federal e Cristalina (Rota do Pequi): “Os estudos de concessão estão em progresso. Após essa fase, as minutas de edital e de contrato de concessão ao Programa de Exploração da Rodovia serão submetidas a audiências públicas para recolhimento de sugestões e contribuições. Após isso, o projeto segue para análise do TCU.”

Trecho da estrada sob concessão da Via 040, entre JF e Brasília, é alvo de frequentes reclamações dos usuários (Foto: Leonardo Costa)

Período de relicitação de 040 pode superar dois anos

A ANTT informou que o período total de relicitação da BR-040 pode, eventualmente, superar dois anos, dependendo da complexidade do projeto e dos prazos utilizados por outros órgãos para execução das etapas. Ou seja, os trâmites podem demorar mais um ano, já que desde o dia 19 de fevereiro de 2022 está em vigor um termo aditivo que prorrogou por mais 18 meses o contrato de concessão firmado entre a ANTT e a Via 040 (Invepar) para a exploração do segmento entre Juiz de Fora e Brasília. Naquela data expirou acordo anterior firmado entre as partes durante processo de devolução amigável pela empresa, que teria alegado prejuízos e desistido de administrar a rodovia por 30 anos, como previsto.

Matéria publicada pela Tribuna em 31 de janeiro mostrou que, quase dez anos depois da privatização dos 936,8 quilômetros que ligam a cidade à capital do país, passando por Belo Horizonte, motoristas enfrentam muitos buracos e depressões na pavimentação asfáltica, mesmo pagando pedágio. “A ANTT se mantém atenta, acompanhando e fiscalizando o contrato da Via 040”, garante o órgão federal. Apesar de muitas equipes de manutenção terem sido vistas pela reportagem durante a viagem até Barbacena, a rodovia não tem oferecido boas condições de tráfego e segurança, na opinião de usuários ouvidos pelo jornal.

Segundo a agência, mesmo durante a relicitação a concessionária atual fica obrigada a manter os serviços considerados essenciais para a circulação, como manutenção e operação da estrada. “Os investimentos (novas obras) ficam para serem executados no próximo contrato de concessão a ser celebrado posteriormente.”

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