Paco Rabanne, estilista espanhol, morre aos 88 anos

Estilista transformou a moda com o uso do metal; Paco também era muito conhecido pela sua linha de perfume, como o 1 Million, Invictus e Olympéa


Por Tribuna

03/02/2023 às 12h28- Atualizada 03/02/2023 às 12h29

Faleceu nesta sexta-feira (3) o famoso estilista espanhol Paco Rabanne aos 88 anos, em sua casa na cidade de Portsall, na França. “Quem, senão ele, poderia convencer a mulher parisiense a exigir vestidos feitos de plástico e metal?”, explica em nota o Puig, o grupo espanhol detentor de sua grife. Paco foi revolucionário na moda, possuía uma visão futurista, excêntrica, utilizando partes metálicas em suas criações. O perfume Calandre, que o nome significa ‘grelha de automóvel’, se tornou um ícone femenino.

No comunicado da Puig é dito que Paco Rabanne marcou gerações com sua visão radical da moda e afirmou que o seu legado vai perpetuar. Apesar de ter nascido na Espanha, mudou-se quando criança para a França com sua família. Sua primeira coleção, em 1966, utilizava plásticos na vestimenta, algo que desagradou por completo a imprensa da moda francesa, mas o colocou no mapa. O CEO do grupo espanhol, Marc Puig, se pronunciou dizendo estar profundamente triste com a morte do estilista. “Tinha uma visão ousada, revolucionária e provocativa, transmitida através de uma estética única”, afirma Marc.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.