Governo de Minas abre inscrições para 40 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

Somente em Juiz de Fora, há nove mil oportunidades para diferentes cursos


Por Tribuna

02/02/2023 às 15h58

Já estão abertas as inscrições para o programa Trilhas do Futuro, do Governo de Minas Gerais. Desde esta quinta-feira (2), os interessados podem se inscrever em um dos 77 cursos técnicos gratuitos oferecidos na edição. São 40 mil vagas distribuídas entre instituições de ensino públicas e privadas. Só para Juiz de Fora estão reservadas cerca de nove mil oportunidades.

Os interessados devem se inscrever por meio do site do Trilhas do Futuro até o dia 15 de fevereiro. O programa atende 124 municípios de Minas, e o estudante conta com ajuda de custo para alimentação e transporte. Neste ano, há sete novas opções de cursos: Planejamento e Controle de Produção, Vigilância em Saúde, Cibersistemas para Automação, Agroindústria, Transporte de Cargas, Internet das Coisas IOT e Celulose e Papel. Os cursos oferecidos e as instituições em que serão ministrados constam no Catálogo de Cursos no site do projeto.

PUBLICIDADE

Podem participar jovens do 2º e 3º ano do ensino de redes públicas, particulares e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como pessoas que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às vagas, mas o processo de seleção determina critérios de ordem de prioridade e desempate. As matrículas dos estudantes selecionados no processo regular serão feitas, presencialmente e direto nas instituições escolhidas, entre os dias 27 de fevereiro e 9 de março. A previsão é de que as aulas comecem no mês de abril.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.