Em meio à indefinição sobre Mineiro, Tupi sub-20 disputa primeiro jogo-treino
Galinho Carijó duela contra o Trintões FC neste sábado, no Salles de Oliveira. Para FMF, time terá que disputar 2ª divisão
Após três semanas de treinamentos, a equipe sub-20 do Tupi realizará o primeiro jogo-treino da temporada neste sábado (4). O Carijó duela contra o Trintões Futebol Clube, de Belmiro Braga, às 15h30, no Estádio Salles Oliveira. A partida será aberta ao público, com entrada mediante à doação de 2kg de alimento não perecível. Os sócios-torcedores têm entrada gratuita.
Atualmente, o elenco da base é composto por 20 jogadores. Alguns são juiz-foranos e se destacaram no futebol da cidade, enquanto outros passaram por avaliações recentes do clube, de acordo com o técnico Wesley Assis. “A escolha dos atletas passa por um perfil que o clube e o mercado querem. Já conhecemos os que foram escolhidos. São aqueles que possuem os requisitos básicos de sua posição para suprir a exigência do Campeonato Mineiro”, explica.
“Esperamos observar também outros atletas, alguns de fora, o grupo não está fechado. Tudo será voltado ao desempenho, seja chegada, avaliação ou permanência. O objetivo é manter o nível de competitividade dos treinos no máximo, para que os atletas possam evoluir”, entende Wesley, que pretende ter um grupo finalizado, no máximo, daqui a três semanas. O início do campeonato é previsto para abril.
No entanto, há indefinição acerca da participação do Tupi no Campeonato Mineiro deste ano. A Federação Mineira de Futebol (FMF) garantiu à reportagem que o estadual sub-20 terá duas divisões, mesmo que ainda não tenha feito um anúncio oficial. A entidade também afirmou que o Tupi terá que disputar a divisão inferior, já que não esteve presente na competição no ano passado.
Questionado sobre o interesse do Tupi em disputar a segunda divisão, o técnico Wesley Assis diz que o clube “tem se movimentado e pleiteado a vaga na primeira (divisão) pelo fato da equipe ter sido vice-campeã mineira em 2019, e só ficou 2022 sem jogar. É um processo que estamos trabalhando nos bastidores, mas independente disso, queremos ter um time para desenvolver o projeto”.
Já a assessoria do time juiz-forano declara que “há o interesse, dentro do planejamento, de disputar o Campeonato Mineiro, mas depende de investimento, da estrutura. Essa situação (se o clube irá participar da segunda divisão) será definida quando tiver uma informação oficial da Federação sobre a competição. Se não for possível, o clube continuará com os treinamentos visando outras competições ou amistosos”.
DNA juiz-forano
Não só vários jogadores, como também os responsáveis pela montagem do elenco sub-20 são juiz-foranos. Além do técnico Wesley Assis – também auxiliar técnico do profissional e que em 2019 levou os juniores ao vice-campeonato do Mineiro -, o Galinho terá como preparador físico Afonso Filho, e como preparador de goleiros, João Rinco. A direção da base é feita por Thiago Cardoso, enquanto Guilherme Aníbal é o responsável pela gerência de futebol.