Licitação para obra do viaduto na Benjamin Constant permanece deserta

Secretaria de Obras informou que está atualizando a planilha e irá remarcar a quarta data para a concorrência


Por Sandra Zanella

15/01/2023 às 07h00

Continua sem propostas por parte de empresas a licitação para a obra do viaduto na Benjamin Constant, no Centro. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), não houve manifestação de interesse até o último dia 10, data prevista para o certame. Essa foi a terceira vez em que não apareceram interessados na construção da estrutura. O edital do processo licitatório já havia sido republicado em novembro, após a primeira data marcada, dois meses antes. “A Prefeitura informa que a licitação deu deserta. A Secretaria de Obras (SO) está atualizando a planilha e irá remarcar uma data para a nova licitação”, informou o Executivo, por meio de nota.

Na modalidade de concorrência tipo menor preço, o projeto pretende selecionar propostas para contratação de empresa especializada em prestar serviços de engenharia para atuar diretamente na construção do viaduto. O valor da obra está estimado em R$ 14.969.972,14, com extensão de 360 metros e implantação de uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino. O objetivo do equipamento urbano é eliminar da rota dos motoristas a passagem de nível na Rua Benjamin Constant, melhorando o fluxo viário. Para isso, o projeto ainda prevê a desapropriação de um terreno entre as duas vias, onde funciona o estacionamento de um hipermercado.

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Segundo o edital, a proposta deverá ser executada em um ano, com vigência do contrato de 15 meses. “A diferença entre o prazo de obra e contrato deve-se a eventuais atrasos na emissão da ordem de serviço para prestação de contas por parte da contratante e da emissão do termo de recebimento por parte da Secretaria de Obras”, justifica a PJF no documento. A previsão é que os trabalhos por parte da empresa vencedora, quando houver, deverão ser iniciados em até dez dias após a emissão da ordem de serviço.

Os recursos são de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2011, para as obras de transposição rodoferroviária.

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